Abertura da 7ª Feira do Empreendedor Paraíba será no dia da Micro e Pequena Empresa

A cerimônia acontece nesta quinta-feira (5) após o Encontro de Prefeitos do Sertão

Nesta quinta-feira (5), às 18h30 acontece a abertura da 7ª Feira do Empreendedor Paraíba e 1ª no Sertão do estado, no Rodoshopping Edivaldo Motta, em Patos . A cerimônia acontece exatamente no Dia Nacional da Micro e Pequena Empresa, instituído simbolicamente, na data que passou a vigorar o primeiro Estatuto Nacional da MPE, em 1999. A estrutura da Feira ocupa uma área de 8 m² e disponibiliza 5 mil vagas em capacitações, das quais, 90% são gratuitas. As inscrições podem ser antecipadas no site www.feiradoempreendedorpb.com, a entrada é 1kg de alimento não perecível.

Durante os quatro dias, o acesso dos visitantes será das 17h às 22h. No entanto, as capacitações e eventos paralelos irão acontecer ao longo de todo o dia, começando as às 10h da manhã. Já no primeiro dia haverá o Encontro de Prefeitos do Sertão, no qual gestores públicos, lideranças institucionais e empresariais se reúnem para compartilhar experiências e conhecimento sobre como práticas empreendedoras podem auxiliar políticas públicas mais sintonizadas com as demandas da sociedade e, em especial, dos pequenos negócios. O evento culmina com o Lançamento do Prêmio Sebrae Prefeito Empreendedor 2018.

Dia Nacional da MPE - A regulamentação ocorrida em 1999 trouxe benefícios para o exercício das MPE, entre eles, regime unificado de apuração e recolhimento dos impostos e facilitações tributárias. Em dezembro de 2006, entrou em vigor a Lei Geral da MPE que permitiu a criação da Rede Nacional para a Simplificação do Registro e Legalização de Empresas e Negócios (Redesim), que simplifica o processo de registro e legalização de empresários e pessoas jurídicas e formalizou o Microempreendedor Individual (MEI).

Na Paraíba o número de optantes pelo simples é de 147.548 empresas, das quais 103.353 são MEI e 44.195 MPEs. No recorte estadual, o Sertão já representa 17, 8% do total de pequenos negócios. Atualmente, o número de empresas optantes pelo simples na mesoregião ultrapassa 26 mil pessoas jurídicas, destas 16.049 são MEI e 10.158 MPEs.

Sustentabilidade – Com o tema “empreendedorismo que se transforma com sustentabilidade” a Feira do Empreendedor busca tornar acessível o conceito que se baseia no tripé do desenvolvimento econômico, social e ambiental. Segundo Walter Aguiar, superintendente do Sebrae Paraíba, as práticas sustentáveis garantem a longevidade da empresa e aumentam a sua capacidade competitiva. No entanto, a vertente mais forte do termo é a ambiental e a Feira mostra como fazer isso sem grandes investimentos.

Aguiar explica que desde a redução de material gráfico como folders e cartazes, reduzindo o uso de papel, todo o credenciamento no evento será feito com uso de energia solar fotovoltaica. “Estamos trazendo um protótipo do Centro Sebrae de Sustentabilidade que fica em Mato Grosso, e é responsável por mapear inovações, técnicas e práticas sustentáveis no Brasil e no mundo, formular conteúdos exclusivos e mostrar aos micro e pequenos empresários que é viável reduzir o impacto ambiental, contribuir para uma sociedade mais justa e igualitária e conseguir, com isso que o negócio se torne mais rentável”.

A Feira do Empreendedor é uma realização do Sebrae Paraíba com patrocínio do Governo do Estado, Prefeitura Municipal de Patos , Softcom, Caixa,  Banco do Brasil, Banco do Nordeste, Santander, Tely, Yellow Green, Isis, Mc Flanelas, Sicred, Sicoob, Sescoop/OCB, Gráfica JB e apoio institucional do Fiep/Senai, Faepa/Senar e Fecomércio/Senac.



Serviço: Feira do Empreendedor PB De 5 a 8 de outubro Rodoshopping Edivaldo Motta, Patos – PB

Inscrições: www.feiradoempreendedorpb.com.