Açudes da Paraíba estão recebendo grande volume de água

O Açude de Coremas está pegando a sua melhor recarga de 2017. De ontem para hoje o açude aumentou 33 centímetros em sua lâmina d’água e continua entrando muita água, pois o Rio Piancó está com quase 3 metros de profundidade, precisamente 2, 8 metros.  

Isso se deu por conta das boas chuvas caídas recentemente no Vale do Piancó. O Açude Couro da Vaca, na Vila Vazante, em Diamante, saltou de 7,2 milhões de m³ para 10,4 milhões de m³ em apenas 24 horas (da quarta para a quinta-feira). A recarga foi de 3,2 milhões de m³ e toda a sangria essa indo para o Açude de Coremas, através do Rio Piancó.

A notícia é animadora, uma vez que o maior açude da Paraíba começou 2017 num estado extremamente crítico. No dia de ontem, 13, segundo a Agência Executiva de Gestão das Águas, o Açude de Coremas estava 5,1% de sua capacidade (se aproximava dos 30 milhões de m³) e hoje está com 5,4%, o que corresponde a 31.833.122 de m³ d’água, ou seja, de ontem para hoje ele pegou em torno de 2 milhões de m³ d’água. E nesse momento  está recebendo muita água. 

Coremas nunca havia ficado tão seco, mas, embora continue extremamente distante da sua capacidade, pelos menos do estado mais crítico ele já saiu.