ANA abre comportas do açude de Coremas para Açu e revolta população

A Agência Executiva de Gestão das Águas da  Paraíba (AESA) iniciou,pordeterminação da Agência Naconal da Água (ANA), a liberação da água no Rio Turbina do Açude Estevão Marinho no município de Coremas.

A válvula dispersora da Unidade Geradora 02 da Usina Coremas foi aberta de forma que a vazão difluente para o Rio Piancó seja igual a 0,5 m³/s (500 L/s). "Assim que a defluência de 0,5 m³/s (500 L/s) do Açude Coremas resultar em aumento de vazão na estação fluviométrica Pau Ferrado, situada aproximadamente 8 km a jusante da barragem do reservatório Coremas, será programada a interrupção da descarga do reservatório Mãe D’Água para o Rio Aguiar", explicou a ANA.

O Açude Estevam Marinho praticamente secou. Com as últimas chuvas, chegou ao seu volume de 42,7 milhões de m³ de água, o que representa cerca de 8% de sua capacidade máxima. Com a abertura, as águas da cidade vão para o Rio Grande do Norte.

Políticos e entidades de classe da cidade estão se mobilizando junto aos órgãos competentes para que essa água não seja liberada, pelo fato do açude Estevão Marinho estar em estado critico.