Aos 88 anos, Dom Marcelo Pinto Carvalheira morre no Recife-PE

Dom Marcelo na festa dos 30 anos da Diocese de Guarabira – PB.

Faleceu no início da noite deste sábado (26), Dom Marcelo Pinto Carvalheira, primeiro Bispo da Diocese de Guarabira e atual Bispo-emérito da Paraíba. Ele tinha 88 anos de idade e estava internado com problemas de saúde já há vários anos. O anúncio foi feito pelo atual administrador da Diocese de Guarabira , Monsenhor José Nicodemos, através de uma rede social.

O corpo de Dom Marcelo Pinto Carvalheira estará chegando em Guarabira neste domingo, às 22h, vindo do Recife-PE. Durante toda a noite, a Catedral estará aberta para visitação e orações do povo de Deus, junto ao corpo do Sacerdote que se tornou o primeiro Bispo guarabirense.

Às 06:00h da manhã haverá uma missa de despedida e em seguida o corpo será levado para João Pessoa .

Dom Marcelo foi ordenado Padre no dia 28 de fevereiro, de 1953, em Roma. Como Padre, foi professor de teologia no Seminário de Olinda diretor espiritual do seminário primeiro reitor do Seminário Regional do Nordeste Olinda assistente eclesiástico da Ação Católica e subsecretário do Regional Nordeste II da CNBB.

Neste período, Dom Marcelo foi um dos mais importantes colaboradores de Dom Hélder Câmara. Durante o regime militar, no Brasil, defendeu os líderes católicos perseguidos, sendo ele mesmo preso e torturado.

Foi nomeado Bispo auxiliar da Paraíba, recebendo a sé titular de Bitilio, que abrangia 25 cidades, em 29 de outubro de 1975, sendo ordenado Bispo, aos 47 anos, em 27 de dezembro de 1975, pelas mãos de Dom Helder Pessoa Câmara, Dom Aloísio Lorscheider e Dom José Maria Pires.

Em 9 de novembro de 1981, aos 53 anos, foi designado bispo da recém criada Diocese de Guarabira -PB. Em 29 de novembro, de 1995, foi designado para ser Arcebispo da Arquidiocese da Paraíba, múnus que exerceu até 5 de maio de 2004.

Como Bispo e Arcebispo, foi membro da Comissão Episcopal de Pastoral da CNBB Nacional (1987-1991 e 1995-1998), responsável pelo setor Leigos e CEBs Vice-Presidente da CNBB Nacional (1998 a 2004). Participou do Sínodo dos Bispos sobre os Leigos e da Quarta Conferência Geral do Episcopado Latino-Americano, em Santo Domingo. Foi delegado à Assembléia Especial do Sínodo dos Bispos para a América por eleição da Assembléia da CNBB e confirmado pelo Papa João Paulo II (1997).

Devido ao grande carinho e respeito do povo do Brejo, Agreste e até de outras regiões próximas à Guarabira , a expectativa é de que uma multidão compareça durante seu velório na catedral de Nossa Senhora da Luz.

Comenta