Artesãos paraibanos comemoram vendas na Multifeira Brasil Mostra Brasil

O secretário de Estado do Turismo e Desenvolvimento Econômico, Lindolfo Pires, acompanhado da gestora do Programa de Artesanato da Paraíba (PAP), Lu Maia, realizou, nessa quarta-feira (27), uma visita aos estandes da 23ª Multifeira Brasil Mostra Brasil (BMB), que acontece até o próximo domingo (31), no Centro de Convenções de João Pessoa , localizada no Polo Turístico Cabo Branco.

Na oportunidade, o secretário visitou todos os espaços do Governo da Paraíba e destacou as peças artesanais. "Ficamos muito satisfeitos em identificar as potencialidades dos grandes e pequenos empreendedores da Paraíba. Eles são criativos e seus produtos têm uma enorme aceitação do público dos mais diversos segmentos da sociedade. O PAP é um programa que merece ser ampliado, pois este é um caminho para inserir mais gente ao mercado de trabalho e ampliar o turismo de negócios", observou o secretário.

A coordenação do PAP apresentou o balanço do saldo de vendas realizado até a última terça-feira (26) que totalizou R$ 12 mil na comercialização de 781 peças. "A Brasil Mostra Brasil é uma vitrine para 55 artesãos que se fazem presente, além dos 6oo envolvidos em associações e cooperativas dos municípios circunvizinhos. Desta vez, priorizamos aqueles que não puderem estar no Salão de Artesanato em Campina Grande . Além disso, já pedimos que os artesãos fiquem atentos para mais uma seleção por meio de edital para a feira "Brasil Original", em São Paulo", adiantou a gestora do PAP, Lu Maia.

Entre as peças em cerâmica, metal, habilidades manuais, escamas de peixe, couro e madeira, estão as bonecas da artesã Fátima Cirilo, residente no bairro do Geisel, na Capital. "Estou no programa desde o início e nunca deixei de participar da multifeira, pois é aqui que faço grandes vendas, estreito os laços com clientes e sou muito procurada para encomendas, o que me faz trabalhar o ano inteiro produzindo", comemorou.

A administradora Viviane Dantas resolveu visitar a BMB ao lado da mãe, sobrinhas e filhas e ficaram encantadas com o que viram. "Sempre visitei no Espaço Cultural, mas no Centro de Convenções é bem mais amplo, confortável, temos mais opções de escolha dos produtos. Eu recomendo", disse.

Centro de Convenções ? Com espaço mais amplo e moderno, numa área construída de 48.676m², o Centro de Convenções entrou para o calendário oficial de eventos da BMB com todos os equipamentos necessários para realização de grandes projetos.

A multifeira acontece no Pavilhão de Feiras e Exposições, mas a estrutura é composta outros prédios principais, tais como: a Torre do Mirante, o Pavilhão de Congressos e Convenções e o Teatro Pedra do Reino. "Nós temos uma infraestrutura com capacidade para receber eventos empresariais, exposições, simpósios, congressos, além de grandes atrações culturais como tem ocorrido frequentemente no teatro", concluiu o gerente do Centro de Convenções, Ferdinando Lucena.

Segundo o organizador da BMB, o empresário Wilson Martinez, a parceria com o Governo do Estado cresce a cada ano junto com o sucesso do evento. "Me mudei com a família para a Paraíba, apostei aqui e estou muito satisfeito. O artesanato está em constante evolução e sempre é muito procurado pelos visitantes. Além disso, fazemos questão dos outros órgãos que trazem serviços essenciais. Dessa forma, todo mundo ganha, principalmente o cliente por encontrar tudo que necessita em um único local", enfatizou Wilson.

Nesta edição, o Governo do Estado participa também com a Autarquia de Proteção e Defesa do Consumidor do Estado da Paraíba (Procon-PB); Secretaria de Estado do Desenvolvimento Humano; Corpo de Bombeiros; Secretaria da Receita e polícias Civil e Militar.