Artistas enaltecem O Maior São João do Mundo e destacam valorização da cultura regional na edição de 2016

Wesley Safadão, que levou mais de 120 mil pessoas ao Parque do Povo, disse que cantar em Campina Grande é especial ( Criado há 33 pelo poeta Ronaldo Cunha Lima, O Maior São João do Mundo já provou tudo que tinha de provar. Está registrado no calendário da Empresa Brasileira de turismo como a terceira maior festa popular do Brasil, equiparada a eventos como os carnavais do Rio de Janeiro e Salvador, e a festa do Boi, de Parintins. Mas para o povo da Paraíba e para os artistas regionais, o São João de Campina Grande está num patamar muito além. Está para os artistas como a Copa do Mundo está para as seleções de futebol.
Em sua 34ª edição, O Maior São João do Mundo foi unanimidade entre todos os artistas que passaram pelo palco principal do Parque do Povo. Dos mais de 80 trios que se apresentaram nesses 30 dias de festa a Elba Ramalho e Wesley Safadão, todos foram unânimes em dizer que se apresentar n"O Maior São João do Mundo é uma emoção diferente para todo artista. Outro ponto ressaltado pelos artistas, foi a valorização que o evento dá à cultura regional.
Acostumado com multidões, o cantor Wesley Safadão, responsável pelo maior público da atual temporada junina no Parque do Povo, reconheceu que tocar no São João de Campina é especial. "A gente sabe da grande responsabilidade que é participar do São João de Campina Grande e subir nesse palco é muito gratificante. Todas as festas que fazemos estão sempre com multidões, mas, sem dúvida, esse foi o melhor show e esse calor do povo de Campina Grande é especial", disse Wesley.
Vocalista da banda Aviões do Forró, que encerrou a festa com chave de ouro, nesta madrugada, a cantora Solange Almeida disse que para a banda era uma responsabilidade muito grande encerrar o São João de Campina Grande . "Qualquer artista queria participar de um evento como esse e ainda mais encerrar. Depois de tantas atrações que passaram por aqui, a gente encerrar é uma responsabilidade muito grande". Sobre a importância do São João de Campina Grande para a banda Aviões do Forró, Solange se disse suspeita para falar. "Já morei em Campina, na década de 90 e já curti o São João como fã, como espectadora e há alguns anos tenho o privilégio de participar do evento. Eu acho esse evento lindo. Está de parabéns a comissão organizadora do evento que a cada ano só cresce. O São João de Campina Grande é maravilhoso. Eu tô muito feliz de tá aqui", completou.
Figura carimbada na programação d"O Maior São João do Mundo, a paraibana Elba Ramalho não escondeu a emoção ao falar de sua apresentação na noite da véspera de São João . "Como não se emocionar com isto aqui? Essa estrutura, esse povo feliz, essa cidade que sempre foi o maior polo cultural da Paraíba. Campina Grande é uma das maiores do nordeste e do Brasil. Essa cidade me deu régua e compasso. Campina Grande me emociona. Faço mesmo questão de estar em Campina Grande nesta data. Aqui eu me divirto e divirto as pessoas. Eu preparo um show especial para o São João de Campina", declarou a veterana Elba Ramalho, que há mais de uma década é presença certa na programação do evento.
Outro que também tem livre trânsito nos festejos juninos da cidade, desde o início da década de 90, Jorge de Altinho destacou o apoio e a valorização que a cidade sempre dá aos artistas. "Campina sempre apoiou a cultura de uma forma geral e O Maior São João do Mundo é uma maravilha, uma vitrine para todo e qualquer artista", ressaltou.
Representante e defensor ferrenho do forró de raiz, Alcymar Monteiro rasgou elogios à forma como Campina Grande e O Maior São João do Mundo tratam os artistas regionais. "Esse resgate do forró tradicional no São João de Campina Grande tinha que acontecer. Nossa música é nossa maior representação. A internacionalidade de Campina Grande , o progresso cultural da cidade, se deve a"O Maior São João do Mundo. E eu rogo que continuem fazendo esse trabalho de valorização da cultura nordestina, pois o São João de Campina não é de ninguém, é de todos nós", declarou.
Compositor de grandes sucessos e atualmente brilhando na tela da Globo como coadjuvante na novela Velho Chico, Maciel Melo foi outro a destacar a importância do São João de Campina Grande . "A gente vem cantar aqui sabendo que todos os holofotes do Brasil estão virados para cá nesta época de festas juninas. Graças a Deus que existem cidades fazendo isso, para mantermos a nossa tradição viva", destacou Maciel.
Pode-se dizer que o sanfoneiro Cezzinha é um novato n"O Maior São João do Mundo, mas ele também fez questão de destacar a importância do evento para a cultura regional. "O São João de Campina Grande , com a valorização dos artistas nordestinos, está dando um bom exemplo de como se preservar a cultura. Eu acho muito importante e muito digno valorizar os artistas nordestinos no São João , afinal, é uma data memorável, em um mês voltado para a cultura", frisou.
De volta à programação do Parque do Povo este ano, a dupla Sirano & Sirino compara o São João de Campina Grande a uma seleção de futebol. "Tocar no São João de Campina Grande , eu sempre disse, é a mesma coisa de um jogador de futebol participar da seleção do seu país. Porque é o São João que todos os artistas sonham em vir. Já fizemos mais de dez shows aqui e é sempre a realização de um sonho", ressaltou Sirano. "O São João de Campina Grande não está mudando, está crescendo ainda mais em tradição. Você chega aqui durante o dia e vê as barracas com pamonha, canjica, milho cozido, que fazem parte da tradição das festas juninas. E os forrozeiros autênticos, estão tocando, dando continuidade ao forró "gonzaguiano". É muito importante o que Campina Grande está fazendo, porque outras cidades perderam essa identidade e estão deixando artistas importantes de fora da programação e nós desejamos que eles mudem e resgatem a nossa tradição junina", completou Sirino.
Antes de subir ao palco, na madrugada deste domingo, Dorgival Dantas falou sobre a importância de participar do São João de Campina Grande . "Tocar em Campina Grande é um sonho para qualquer sanfoneiro. Eu tive esse sonho e continuo sonhando, porque eu sei o tamanho da importância desse São João para todos que vivem do forró. E todas as vezes que eu subo no palco d"O Maior São João do Mundo, é uma emoção diferente", ressaltou Dorgival.
O cantor parabenizou a Prefeitura de Campina Grande pela estrutura do evento e disse que já está contando os dias para a edição de 2017. "Todo mundo está de parabéns. Parabéns, Campina Grande e parabéns, Paraíba. Todos devem concordar comigo que se acaba o São João de Campina Grande , já torcendo para chegar junho do próximo ano. E eu espero estar aqui novamente", destacou.
Novinho da Paraíba andou afastado da programação d"O Maior São João do Mundo, mas desde o ano passado está de volta e na madrugada deste domingo fez um show pra lá de empolgante. Antes do show, falou como se sentia ao tocar no palco principal do Parque do Povo. "Eu sempre digo que isso aqui é feito uma escola de samba, nenhum show é igual. Cada cidade tem a sua peculiaridade e Campina Grande emociona os artistas que por aqui passam. Eu gostaria que muitas cidades tivessem um evento dessa natureza. Com o forró, nós sempre tivemos uma limitação de espaço. Mas que bom que temos Campina Grande , que é uma verdadeira vitrine para os forrozeiros. Cantar aqui é estar numa vitrine grandiosa. Quero agradecer e parabenizar a todos que fazem a Prefeitura de Campina Grande por esse evento grandioso", destacou.
Para a vocalista da banda Aviões do Forró, Solange Almeida, encerrar O Maior São João do Mundo é uma responsabilidade muito grande (