Assembleia recebe abertura de Encontro Nacional de servidores do Legislativo

A Assembleia Legislativa da Paraíba sediou nesta quarta-feira (23) a solenidade de abertura do 37º Encontro dos Servidores dos Poderes Legislativo, que ocorre até sexta no Netuanah Praia Hotel. A realização é da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), com apoio da ALPB e do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sinpol). O evento tem a participação de 22 entidades de servidores legislativos de 17 estados.

O encontro, que acontece duas vezes no ano, tem como tema "Reforma na Previdência no Serviço Público”. Ainda durante a abertura solene, foi apresentado o painel "Conjuntura Política no Brasil". Uma comissão foi formada para elaboração da "Carta de João Pessoa ".

O presidente da Assembleia Legislativa da Paraíba, deputado Adriano Galdino, saudou os participantes do encontro. "A Paraíba hoje com certeza está maior com a presença de vocês. A Assembleia hoje é de vocês, paramos todos os nossos trabalhos para que a Fenale possa realizar este encontro nacional. Sejam bem vindos", afirmou.

Já a deputada estadual Estela Bezerra elogiou a realização do encontro e principalmente o esforço da categoria em prol de unir servidores legislativos para debater melhorias e fortalecimento do legislativo. "O Legislativo é, dentro do nosso desenho de Estado e de Democracia, a maior caixa de ressonância da sociedade por ser mais sensível e por ser o formulador dos pactos sociais, no sentido de buscar uma sociedade cada vez mais civilizatória, de respeito e de produção da igualdade", destacou Estela.

Ainda participaram da abertura os deputados Bosco Carneiro, João Gonçalves, Hervázio Bezerra, Raniery Paulino, e Janduhy Carneiro.

O presidente da Federação Nacional dos Servidores dos Poderes Legislativos Federal, Estaduais e do Distrito Federal (Fenale), João Moreira, destacou que o encontro "é a troca de informações entre as entidades sobre as suas conquistas nos estados. A luta da Fenale, em relação à PEC-55, é pelo menos garantir os nossos direitos já conquistados. Nós somos contrários a essa proposta porque não somos culpados da dívida. Lógico  que o governo tem que tomar as medidas, mas nós não podemos ser os responsáveis por pagar essa dívida”, pontuou João Moreira.

De acordo com o presidente da Confederação Nacional das Carreiras e Atividades Típicas de Estado (Conacate), Antonio Carlos Fernandes, trouxe a mensagem aos deputados e à sociedade no sentido de que "as nossas entidades estão voltadas fortemente para fortalecer um sentimento de que as estruturas estáveis sejam percebidas pela sociedade como suas parceiras na solução de problemas do Brasil e que os agentes políticos nos percebam também como aliados na formulação de suas políticas, esse é o nosso trabalho".

A presidente do Sindicato dos Servidores do Poder Legislativo (Sinpol), Lourdinha Dantas, agradeceu o apoio do presidente Adriano Galdino ao evento e afirmou que ao final do encontro será redigida a Carta de João Pessoa . "Até sexta-feira, estaremos discutindo a PEC-55, aprovada pela Câmara dos Deputados e que agora se encontra em tramitação no Senado; a reforma da previdência, a dívida pública. Enfim, questões que atingem diretamente os trabalhadores de um modo geral e também os trabalhadores do legislativo, que é nossa área. Tudo o que o governo federal está lançando tem atingido somente os trabalhadores, as pessoas que ganham menos", comentou.

No dia 24, quinta-feira, os trabalhos terão início às 9 horas com palestra sob o tema "Dívida Pública x Auditoria Cidadã", seguida de debate.  No período da tarde, a discussão será em torno do tema "Reforma da Previdência no Serviço Público e Outras Iniciativas que Ameaçam Direitos dos Servidores", seguida de discussão sobre a Proposta de Emenda à Constituição - PEC - 55/2016 (antiga PEC 241/16, aprovada recentemente na Câmara Federal) , que trata do teto de gasto da União nos próximos vinte anos e que tramita atualmente no Senado Federal.

Na sexta-feira (25), terá início a reunião do Conselho de Representantes, com a aprovação da ata da última reunião, aprovação da "Carta de João Pessoa ", dentre outros documentos.