Começa a vigorar nesta semana o novo plano de racionamento de água

De acordo com a Companhia de Água e Esgotos da Campina Grande , Barra de Santana, Caturité, Queimadas, Pocinhos, Lagoa Seca, Matinhas, São Sebastião de Lagoa de Roça, Alagoa Nova, Distrito de São José da Mata, Distrito de Galante e povoado de Jenipapo. O racionamento terá início às 17h do sábado até as 5h da terça-feira. Já as cidades de Caturité, Barra de Santana e Pocinhos só serão abastecidas três dias por semana.

De acordo com o presidente da Cagepa, Marcus Vinícius Neves, com esta mudança no cronograma de abastecimento de água, o sistema integrado do Cariri também será submetido ao racionamento, com 36 horas de paralisação nos municípios de Boqueirão, Juazeirinho, Seridó, Pedra Lavrada, Cubati, Olivedos, Boa Vista, Soledade, Cabaceiras, Sossego e o distrito de São Vicente do Seridó. Nessas localidades, o racionamento inicia às 18h do sábado e vai até as 6h da segunda-feira.

Com a estiagem prolongada na região e precipitações insuficientes para recarga do volume da barragem nos últimos meses, a decisão pela intensificação do racionamento foi necessária, segundo os estudos de análise feitos pela Cagepa.

O diretor de Operação e Manutenção da Cagepa, José Mota Victor, acrescentou que o novo plano de racionamento vai possibilitar um ganho de abastecimento de 42 dias, prorrogando a sobrevivência da barragem até 9 de maio de 2017.