Defesa Civil leva Operação João Pessoa em Ação para a Ilha do Bispo

A Coordenadoria Municipal de Proteção e Defesa Civil de João Pessoa volta para a Ilha do Bispo nesta terça-feira (4) para realizar ações preventivas, com o objetivo de minimizar as ocorrências decorrentes dos efeitos das chuvas. A Operação João Pessoa em Ação é permanente e reúne ações integradas em vários pontos da cidade.


Entre os serviços incluídos na Operação estão limpeza e desobstrução de galerias de águas pluviais, além de consertos e dragagem; demolição de edificações em risco ou comprometidas; coibição e reocupação em áreas de risco desativadas; poda, desbaste e supressão de árvores.

O diretor de Minimização de Desastres da Defesa Civil, Alberto Sabino, explica que já estão sendo realizados trabalhos de limpeza e desassoreamento da foz dos rios Jaguaribe, Cuiá (Valentina) e Rio Morto (Bessa), que resultará na diminuição dos problemas enfrentados pelos moradores da Ilha do Bispo, região sensível a ocorrências de alagamentos.

Sabino lembra que a operação é permanente e acontece todos os anos, com início antes no período chuvoso. "Esse período costuma se estender até agosto, setembro. Estamos sempre em alerta, realizando ações de prevenção e prontos para atender qualquer eventual ocorrência", afirma.   

A operação é fruto de uma integrada que envolve as Secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam) e Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur), além de Semob.

João Pessoa em Ação ? Implantado na cidade em 2013, a Operação João Pessoa em Ação acontece todos os anos, com a finalidade de estabelecer procedimentos estratégicos de serviços preventivos, proporcionando o atendimento eficiente junto aos pessoenses.
Atendimento 24 horas ? A Defesa Civil funciona 24 horas por dia, através do Disk Defesa Civil (0800 285 9020).