Defesa Civil monitora pontos de alagamento e permanece em alerta para chamados da população

 A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Compedec) se mantém em alertar em virtude das fortes chuvas registradas nas últimas 12 horas na cidade de João Pessoa . Os principais pontos de alagamentos estão sendo monitorados e acompanhados por uma equipe de várias secretarias da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), que integram o ‘João Pessoa em Ação – Gestão de Riscos e Administração de Desastres’. Foi registrado um volume de 84 milímetros (mm) – entre a noite do domingo (8) e a manhã desta segunda-feira (9) - e, embora considerado acima da média para o período, a Compedec não registrou ocorrências de deslizamento e desabamento.

O coordenador adjunto da Compedec, Alberto Sabino, explica que um calendário permanente de ações tem demonstrado resultado. “Essas 12 horas de chuvas e não termos nenhuma ocorrência mostra que o João Pessoa em Ação tem dado resultado. Desde o mês de abril estamos percorrendo os bairros da cidade, levando serviços e já estamos na quarta edição. Continuamos monitorando os tradicionais pontos de alagamento, mas não temos tido registro de ocorrências”, disse.

João Pessoa em Ação’ – Desde a implantação do programa ‘João Pessoa em Ação – Gestão de Riscos e Administração de Desastres’, o número de áreas de risco na Capital caiu de 35 para 27.

O calendário de atividades do programa chega, nesta semana, ao Rio Jaguaribe. Na manhã desta segunda-feira (9), as equipes, coordenadas pela Compedec, realizaram atividades de limpeza e assoreamento. O calendário foi lançado no início do mês de abril e já passou pelos bairros do Centro e do Alto do Mateus.

No foco do programa está a administração dos desastres e gestão de risco. Entre as ações executadas pela equipe do ‘João Pessoa em Ação’ estão: desassoreamento de rios, capinação, roçagem, remoção de entulhos, demolição de residências, poda de árvores, limpeza de canaletas, loneamento de barreiras, desobstrução de galerias pluviais, recuperação de bocas de lobo, além de assistência social.

Parceiros – Além da Defesa Civil, o ‘João Pessoa em Ação’ conta com a participação das secretarias de Infraestrutura (Seinfra), Desenvolvimento Urbano (Sedurb), Desenvolvimento Social (Sedes), Meio Ambiente (Semam), além da Autarquia Especial Municipal de Limpeza Urbana (Emlur) e Superintendência Executiva de Mobilidade Urbana (Semob-JP), com a realização de revisão e substituição de placas de sinalização vertical; levantamento in loco para a elaboração de projetos de melhoria de fluxo; ações educativas com a equipe de Educação no Trânsito, etc.

Contato – A Defesa Civil conta com um serviço de telefone que funciona 24 horas. O ‘João Pessoa em Ação’ entra na sua quarta edição e já abrangeu todos os bairros da Capital. Caso a população precise entrar em contato com os técnicos da Defesa Civil, deve ligar para o número 0800-285-9020.



Secom-JP