Diretor do COMTRANSLEGAL denuncia caos no trânsito em Campina Grande

Que o transporte público de Campina Grande vem sofrendo uma redução significativa de passageiros pagantes, ano após ano, isso não é mais novidade. Entretanto, em 2016, a queda na demanda tem sido maior do que em períodos anteriores. O agravamento poderia ser justificado pela crise econômica que eliminou milhares de postos de emprego no município. No entanto, antes mesmo da crise, o transporte público já vinha perdendo clientes, o que indica que os problemas são mais complexos.

A crise poderia ser menos sentida se houvesse medidas de estímulo ao transporte público, a exemplo do combate ao transporte ilegal de passageiros e se o uso do espaço urbano fosse mais justo e democrático. No modelo atual, o automóvel ocupa a maior parte da via, congestionando o trânsito e, em algumas ocasiões, impedindo o direito de ir e vir dos cidadãos.

Em Campina Grande observa-se o crescimento da cidade e do trânsito também. E como não há planejamento no trânsito, o primeiro afetado é o transporte público, notadamente o ônibus, que cruza a cidade bairro a bairro, enfrentando os maiores congestionamentos. Para Anchieta Bernardino, diretor do Comitê em Defesa do Transporte Legal de Passageiros (COMTRANSLEGAL), “sem estrutura e fiscalização, o trânsito de nossa cidade está um caos”.

– Com o trânsito nestas condições de caos, os transtornos são aparentes. O passageiro do transporte público não consegue chegar no horário desejado; automóveis estacionados em locais proibidos e invadindo paradas de ônibus virou cena comum; paradas de veículos em fila dupla, faixa seletiva para ônibus invadida por automóveis, sem esquecer a falta de respeito e cidadania de alguns condutores – principalmente parte dos motoqueiros, que contribuem para as mazelas do trânsito e dos acidente s, adiciona Anchieta Bernardino.

O dirigente do COMTRANSLEGAL disse que não basta fazer a crítica e que se coloca à disposição. Ele defende que o Conselho Municipal de Trânsito seja a instância para debater as questões inerentes e que causam prejuízos à cidade, inclusive, à saúde da população. Segundo Anchieta Bernardino, é importante a participação da sociedade civil, dos parlamentares e de outros segmentos para encontrar uma solução para o caos que está tomando conta do trânsito em Campina Grande .

MOTOS TOMARAM CONTA DO TRÂNSITO

Com a proliferação do transporte ilegal de passageiros na cidade, as motocicletas tomaram conta das vias de trafego em Campina Grande , onde diariamente cometem uma série de infrações ao Código Brasileiro de Trânsito. A cena mais comum é a ultrapassagem pela direita, além do zig-zag entre os corredores de automóveis. De acordo com as estatísticas, os motoqueiros são responsáveis pela maior parte dos acidente s de trânsito com vítimas. São mais de 840 acidente s/mês, segundo o DETRAN Paraíba.

As estatísticas do Hospital de Trauma de Campina Grande também são alarmantes. Os números divulgados nas redes sociais pela direção da casa hospitalar chamam a atenção pela expressividade. No quadro a seguir é possível verificar o alarmante crescimento de acidente s envolvendo motocicletas em nossa cidade. Já são cerca de 8,5 mil vítimas este ano.





RECOMENDAÇÕES DO DENATRAN PARA MOTOCICLETAS E CICLOMOTORES – INFRAÇÕES



É proibida a passagem de motocicleta pelo corredor formado entre os veículos? Não é proibida, mas a lei determina que os condutores devem guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos (Art. 192, CTB). Portanto, deve ser considerada sempre a distância de segurança lateral, no caso de passagem por “corredores”. Deixar de guardar distância de segurança lateral e frontal entre o seu e os demais veículos é infração grave, penalizada com multa.

Posso passar com minha motocicleta em corredores de ônibus? Não, pois trata-se de vias específicas para o tráfego de ônibus. Transitar com o veículo na faixa ou pista da direita, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, exceto para acesso a imóveis lindeiros ou conversões à direita e na faixa ou pista da esquerda, regulamentada como de circulação exclusiva para determinado tipo de veículo, é infração penalizada com multa (Art.184, CTB) .

Além de ser ilegal, trafegar em corredores de ônibus é bastante perigoso, em razão da falta de aderência da pavimentação, do derramamento de óleo combustível e de motor, assim como das constantes paradas que obrigariam você a fazer manobras arriscadas.

É verdade que não é permitido transitar na via ao lado de outra motocicleta, conversando com um amigo, por exemplo? É verdade. O condutor deve, a todo momento, ter domínio de seu veículo, dirigindo-o com atenção e cuidados indispensáveis à segurança do trânsito. A conversa com o amigo dispersa a atenção, além de atrapalhar o tráfego dos outros veículos e ser bastante perigoso. Transitar ao lado de outro veículo, interrompendo ou perturbando o trânsito, é infração penalizada com multa (Art. 169; 188, CTB).

Trabalho com minha moto. Preciso colocar a placa vermelha? Toda motocicleta utilizada em transporte remunerado de cargas deve ter, obrigatoriamente, placa vermelha. Compete ao município regulamentar as regras para a concessão da licença. Fazer transporte remunerado de pessoas ou bens, quando não for licenciado para esse fim, salvo casos de força maior ou com permissão da autoridade competente, é infração, penalizada com multa e retenção do veículo (Art. 135; 221; 230, VIII, CTB)

Posso aproveitar a passagem de uma ambulância para me livrar do congestionamento?  Não. Veículos precedidos de batedores, em serviço de emergência e de utilidade pública têm prioridade de passagem. Seguir veículos em serviço de urgência, estando estes com prioridade de passagem devidamente identifi cada por dispositivos regulamentares de alarme sonoro e iluminação vermelha intermitentes é infração grave, penalizada com multa (Art. 190, CTB).

Fui multado por não dar seta ao mudar de faixa de rolagem. Isso é possível? Sim, é possível. Deixar de indicar com antecedência, mediante gesto regulamentar de braço ou luz indicadora de direção do veículo, o início da marcha, a realização de manobra de parar o veículo, a mudança de direção ou faixa de circulação é infração penalizada com multa. Por isso, antes de iniciar qualquer manobra que implique um deslocamento lateral, você deve indicar seu propósito de forma clara e com a devida antecedência, por meio de luz indicadora de direção da motocicleta ou fazendo gesto convencional de braço (Art. 35 e 196, CTB).

Fui multado por ultrapassar pela direita. Por quê? Porque a lei determina que a ultrapassagem de outro veículo deva ser feita pela esquerda, obedecida a sinalização regulamentar e as normas do CTB, exceto quando o veículo a ser ultrapassado estiver sinalizando o propósito de entrar à esquerda. Ultrapassar pela direita, salvo quando o veículo da frente estiver colocado na faixa apropriada e der sinal que vai entrar a esquerda, é infração penalizada com multa (Art. 199 e 200, CTB).

Fui multado por ultrapassar um veículo pelo acostamento. Por quê? Porque a lei determina que ultrapassar outro veículo pelo acostamento é infração grave, penalizada com multa. Nas vias providas de acostamento, a conversão à esquerda e a operação de retorno deverão ser feitas em locais apropriados e, onde estes não existirem, o condutor deverá aguardar no acostamento, à direita para cruzar a pista com segurança. (Art. 202, CTB)



 ascom