Empreendedores participam de ciclo de capacitação em design em Patos e Catolé do Rocha

O design é parte essencial na área da moda, tanto para fabricação de calçados, quanto de confecções. Para orientar empreendedores da Paraíba deste segmento, a "Maratona Design Itinerante" será promovida na cidade de Patos , no Sertão paraibano, na próxima semana, de terça (26) a quinta-feira (28). O evento será realizado também nos dias 1 e 2 de agosto na cidade de Catolé do Rocha, no Alto Sertão.
 
Capacitações da consultora Sara Manoela Ponne, da Associação Brasileira de Empresas de Componentes para Couro, Calçados e Artefatos (Assintecal), serão oferecidas durante as visitas às cidades. O programa formará interessados em Design, na unidade móvel do Senai, em duas cidades da Paraíba, de julho a agosto.
 
Os interessados devem se inscrever através dos telefones 2101.0100 e 3182.5507 ou no momento das capacitações. Em Patos , as capacitações serão no Sebrae da cidade, no Rodoshopping. Haverá uma oficina de “Design de Calçados e Bolsas”, de três dias, das 14h ás 18h, e uma consultoria sobre “Design”, também nos três dias, das 8h às 12h, as duas gratuitas. Além da oficina “Modelagem de Calçados”, que custará apenas R$ 20 por participante.
 
Já na cidade de Catolé do Rocha, no Alto Sertão paraibano, as capacitações serão no Estacionamento da indústria Prenda. Nesta cidade haverá a consultoria em “Design” gratuita, dias 1 e 2 de agosto, uma hora por empresa, das 14h às 18h, e a oficina em “Modelagem de Calçados”, nos mesmo dias, das 19h às 22h, que custará R$ 20 por participante.
 
De acordo com a gestora do projeto de Calçados do Sebrae Paraíba, Éricka Vasconcelos, a proposta é orientar os empreendedores a buscarem novos conceitos e tecnologias para melhorar o design e a apresentação do produto. “A ideia é fomentar a melhora daquilo que ainda falta no calçado e na confecção paraibanos, o design. Seria interessante que os fabricantes de calçados, principalmente, aproveitassem o aprendizado”, ressaltou.
 
O projeto "Maratona Design Itinerante" é realizado em parceria, pelo Sebrae e Senai da Paraíba. As duas instituições apoiam a fabricação e exposição de calçados, cada uma com sua competência, conforme Éricka, durante décadas na Paraíba.