Energisa capacita professores de escolas para Projeto de Eficiência Energética

Créditos: Reprodução / WEB
Começou nesta segunda (02), no Hotel Xênius, no Cabo Branco, em João Pessoa , a capacitação para 90 professores de escolas públicas, realizada pela Energisa em parceria com a Secretaria de Educação do Estado da Paraíba e a Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel). Até sexta-feira, 6, os professores serão capacitados para se tornarem multiplicadores de boas práticas de consumo de energia e conscientização sobre o uso eficiente do recurso de forma interdisciplinar.

A capacitação segue metodologia desenvolvida pelo Programa Nacional de Conservação de Energia da Eletrobrás (Procel), denominada “A Natureza da Paisagem – Energia, recurso da vida”, e o treinamento está sendo ministrado por especialistas do Instituto Federal do Ceará e acompanhamento do Instituto de Pesquisa e Promoção do Desenvolvimento e da Sustentabilidade. “Sabemos da dificuldade que é tirar um professor de sala de aula, mas esse tipo de capacitação é muito importante. É preciso provocar a transformação no modo como a energia elétrica é utilizada. Essa capacitação integra o programa educacional que faz parte do nosso Projeto de Eficiência Energética e está alinhada com as diretrizes da educação básica”, explica o gerente de projetos da Energisa, Renato Deladea.

Para a professora Cláudia Ferreira, da Escola Municipal Alice Carneiro, a capacitação é uma excelente oportunidade para aprimorar um assunto que ela já trabalha na escola. Geógrafa e engenheira florestal, Cláudia dá aula de Energias Renováveis numa disciplina eletiva para alunos do ensino médio. Já a professora Jordânia Nascimento, de Mamanguape , está ansiosa pelo seu primeiro contato com o tema: “Dou aula de matemática no ensino fundamental e espero colher muitos dados para trabalhar sentenças matemáticas e mostrar, na prática, os benefícios na redução do consumo de energia”, planeja Jordânia.

Reconhecendo a importância das parcerias público-privadas, a assessora de comunicação da Secretaria Estadual de Educação, Natália Melo, afirma que a secretaria busca o máximo de capacitações para os professores, visando sempre uma formação contínua. “Recentemente lançamos um protótipo de um projeto e entregamos 100 laboratórios de qualificação em energia solar e elétrica. Não podíamos deixar passar essa oportunidade de capacitar nossos professores”, justifica.
com