Gripe H1N1 chega à Paraíba e Saúde confirma dois casos; veja como se prevenir

A Secretaria de Saúde da Paraíba confirmou os dois primeiros casos da gripe H1N1 na Paraíba. A doença foi registrada em duas mulheres, uma que mora em Campina Grande e outra em Soledade, município do Agreste paraibano.

A confirmação da doença foi feita através de exames de coleta da saliva das pacientes, que foram enviadas para laboratório.

A paciente de Campina Grande segue internada em estado grave na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) do Hospital Antônio Targino. Já a paciente de Soledade recebeu alta médica, segundo a gerente da 3ª Gerência Regional de Saúde, Tatiana Medeiros.

Prevenção
A campanha de vacinação contra a gripe acontece em todo o país do dia 30 de abril a 20 de maio, sendo o dia 30 de mobilização nacional.

O Ministério da Saúde ressalta que, além da vacinação , a população deve adotar medidas de prevenção para evitar a infecção por influenza. Medidas de higiene, como lavar sempre as mãos e evitar locais com aglomeração de pessoas que facilitam a transmissão de doenças respiratórias, são algumas destas medidas.