Menu
Redes Sociais
Pedidos
Você pode solicitar

Alguma inclusão ou alteração

Mas atenção

Você precisa ler os

Termos e Condições

para escolher o assunto correto

   
 

Lagoa

Mapa da Cidade


Exibir mapa ampliado

Lagoa, município no estado da Paraíba, (Brasil), localizado na microrregião de Catolé do Rocha.

História da Cidade


Os historiadores mostram a descoberta destas Terras, com os primeiros habitantes, presumivelmente, os Índios Pegas (ou Degas), Paiacus, Cayacus e Cariris. No final do Século XVII, os bandeirantes do Governo Geral matavam os Índios requerendo suas terras. Eram eles os Oliveiras Ledo, que povoaram principalmente a região do Rio Piranhas. 6

A Região foi desbravada por Teodósio de Oliveira Ledo, seus irmãos e seus filhos, a exemplo da maioria das cidades do Sertão Paraibano.

Em 1650, já existia a presença de Índios na Região do Município de Lagoa.

Em 1704, como aconteceu em Pombal, o Território de Lagoa era de propriedade dos Oliveiras Ledo, dai para frente foi passando de pai para filho.7

Em 1754, Francisco da Rocha Oliveira, descendente de Teodósio de Oliveira Ledo, foi tomar posse das terras de Catolé do Rocha, que abrangia Jericó e Lagoa, entre outras localidades. Esse senhor passou a ser o dono de todas essas terras, o território dele compreendia uma extensão de aproximadamente 5.400 km². Em Lagoa ele fundou várias fazendas, ou sítios, para a criação de gado, entre elas estão: Caiçara de Baixo, Caiçara de Cima, Lagoa do Sabiá, Lagoa Escondida, Lagoa Seca, Maniçoba, Micaela, Timbaúba, Varzea da Ema, entre outras.

Em 1794, teve origem o atual Município de Lagoa, quando o Juiz Ordinário, Tenente Pedro Soares Barbosa e os Oficiais da Câmara em 29 de Outubro mandaram nomear " Alferes " Lourenço Alves de Figueiredo para toda Serra do Comissário, e Felipe Bento desde as Fazendas Caiçara de Baixo, Caiçara de Cima, Lagoa do Sabiá, Maniçoba, Timbaúba, Várzea da Ema. Como todas essas fazendas eram habitadas, ficou mais fácil o seu povoamento.

O casal José Pereira de Souza e Margarida Cardoso de Jesus foi o primeiro casal a se instalar na povoação de Lagoa (Sede). O casal teve 5 filhos.

A povoação foi criada entre a junção de três Riachos, pois as terras eram férteis, auxiliando assim na criação do gado e na lavoura.

Em 1825, foi construído o Cemitério com uma Capela anexa, pelos proprietários locais, destacando-se o nome de José Inácio da Silva por ter doado importância de 100.000 (cem mil reis) para a aquisição do sino.

Em 1921, foi construído o primeiro Prédio por Antonio José de Sousa, que mais tarde seria nomeado o Primeiro Prefeito de Lagoa, quando da Criação do Município, que se deu em 22 de Dezembro de 1961.

A Igreja anexa ao Cemitério, foi destruída pelo Tempo, em razão de não ter uma Igreja, pois a anexa ao Cemitério estava muito deteriorada, e ameaçava desabar, então resolveram construir outra, mas muito pequena, em honra a São Francisco ou santo

Antonio de Pádua não se sabe ou certo, mais depois foi apelidada de igrejinha, porque o espaço era pequeno. Ela está localizada na rua Velha, primeira rua do Povoado, depois o monsenhor Oriel Antonio Fernandes construiu outra, desta vez bem maior, em honra ou seu padroeiro são José, que hoje é chamada de igreja matriz de São José, localizada na rua da matriz. Em 1963 foi elevada a paroquia tendo como primeiro vigário o monsenhor Oriel Antonio Fernandes e em 1969 com a morte de monsenhor Oriel tomou posse o padre Solon Dantas de França, depois tomou posse o monsenhor Hamilk Mota, anos mais tarde tomou posse o padre José Dantas e em 2003 toma posse o padre Francisco Gomes (Pe. Franco). Em 2010 toma posse o atual padre José Maria Losse de Linhares.

Geografia


De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2007 sua população é estimada em 4.844 habitantes. Área territorial de 177.90 km².

População: (2007)
Dados estatísticos
Pessoas Residentes: 4.949 habitantes
Homens Residentes: 2.372
Mulheres Residentes: 2.472
Pessoas Residentes Área Urbana: 1.742
Pessoas Residentes Área Rural: 3.102
Pessoas Alfabetizadas, 10 anos ou mais: 2.397

Domicílios Particulares Permanentes: 1.135 domicílios
Domicílios Particulares Abastecimento Água: 416 domicílios
Domicílios Particulares com Banheiros, Esgotos Sant: 76 domicílios
Domicílios Part. Destino Lixo Coletado: 342 domicílios

Densidade Populacional: 27,4 hab./km

Secretaria da Saúde do Município conta com:
Estabelecimento de Saúde Total: 4
Estabelecimento de Saúde Públicos: 3

Secretaria da Educação do Município conta com:
Escolas do Ensino Pré-escolar: 16
Escolas do Ensino Fundamental: 21
Escolas do Ensino Médio: 1
Escolas Particulares: 0

Serviços públicos
Agência dos Correios (1)
Caixa Eletrônica da CEF (1)
Cartório de Registro Civil (1)
Clube de Danças (1)
Delegacia de Polícia (1)
Estádio de Futebol (1)
Igreja Católica (2)
Igreja Protestante (3)
Lavanderia Comunitária Municipal (1)
Matadouro Público Municipal (2)
Mercado Central Municipal (1)
Pista para Vaquejada (2)
Praças Municipais (2)
Sindicato dos Trabalhadores Rurais (1)
Quadra de Esportes (2)

Bairros
Populares
Centro
Cruzeiro

Localização
O Município de Lagoa está localizado na Mesorregião do Sertão Paraibano, Microrregião de Catolé do Rocha. As coordenadas geográficas da sede são de: -6.571º de latitude e de: -37.916º de longitude, e uma altitude de 281 metros na sede do município. A Sede do Município dista 398 km da capital do estado, que é João Pessoa.

Tem uma área territorial de: 177.90 km². Seu território é cortado pelos: Riachos da Barroquinha, Riacho das Caraíbas, Riacho do Carneiro, Riacho do Jenipapo, Riacho do Sabiá, Riacho do Tabuleiro Comprido.

O Município limita-se com os municípios de: Bom Sucesso (15 km), Jericó (11 km), Mato Grosso (17 km), Paulista (31 km), Pombal (26 km), São Francisco (23 km), Santa Cruz (17,5 km).

Estradas
O município de Lagoa conta com uma estrutura caótica nas estradas do município, em sua grande maioria de terraplanagem. A principal do município a PB-337, é em parte de rodagem de terra (Trecho Lagoa - Bom Sucesso), o governo do estado da Paraíba começou em 2010 as obras de pavimentação de parte da PB-337 trecho Lagoa-Pombal.

Outras importantes, mas que estão em situações piores: A estrada municipal que liga Lagoa à Santa Cruz, São Francisco, Sousa etc. a estrada Municipal da Barroquinha, a estrada municipal que liga Lagoa à Serra do Comissário e a estrada municipal que liga Lagoa a Jericó, e que passa pelos sítios Pereiro e Cantinho, e entre outros, essa estrada é um atalho até a cidade de Jericó.

Religião
Segundo o Censo de 2010, 4074 (87%) dos residentes do município eram Católicos,outros 451 (9,6%) se declaram de religiões evangélicas sendo a Assembleia de Deus com maior número de fiéis, posteriormente a Igreja Internacional da Graça e depois temos a Congregação Cristã no Brasil (Igreja do Véu, como é conhecida comumente), sem religião e ateus somam 142 pessoas (3%) e 14 (0,2%) pessoas se declaram de outra religião.

No dia 21 de Setembro é realizada pela Igreja Católica a Festa do Caju, festa essa que celebra a colheita do fruto do cajueiro, que já foi muito abundante na região, e essa veio a se tornar uma das mais importantes festas da cidade.

Clima
O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 2005.11 Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.

O Clima é tropical semiárido, com temperaturas entre 19º e 38°C e precipitação média de 886 mm anuais.

A Temperatura média fica em torno dos 28°C.

A Região é caracterizada por ser área seca, recebe chuvas com mais frequências nos meses de Janeiro à Junho.

A época mais seca se estende de Agosto à Dezembro.

Eventos
Março - Festa do padroeiro (São José)
Setembro - Festa do Caju
Dezembro - Emancipação Política
Dezembro - Natal
Dezembro - Janeiro - Ano Novo

Relevo
O relevo apresenta ondulações e fortes ondulações em aproximadamente 65% da área total do município. Com uma altitude de 800 metros se encontra as serras: Serra da Cabaça (a Sudeste), Serra da Caiçara (a Sul), Serra das Caraíbeiras (a Sul), Serra da Maniçoba (a Noroeste), Serra da Pipoca (a Sul), Serra do Moleque (a Sudeste), Serra do Nazaré (do Cruzeiro) (a Sul), Serra Olho d'água (a Sudeste), Serra Verde (a Oeste).

A Serra do Nazaré (do Cruzeiro), fica a 800 metros de altitude, é famosa pois tem um Cruzeiro bem na sua cabeceira (ponta da Serra), esse cruzeiro da para vê da sede do município, uma vez ou outra os católicos de Lagoa fazem procissão até o local, onde é celebrado uma missa ao ar livre, sem acesso para carro, os católicos vão a pé, bem ao pé do cruzeiro da para avistar todo o município, inclusive a sede. Foi idealizado e construído a mando do Frei Bruno.

A Serra da Pipoca, fica a 800 metros de altitude, e é famosa pelo cultivo de fava, feijão, milho, e o principal cultivo é o famoso Coco-Catolé, que tem em abundância.

O solo é de predominância areno-argiloso.

Hidrografia
Quanto a hidrografia do município, é cortado pelo Riacho da Barroquinha, Riacho das Caraíbas, Riacho do Carneiro, Riacho do Jenipapo, Riacho do Sabiá, Riacho do Tabuleiro Comprido, que não são perenes, pois secam durante a estiagem.

Temos os açudes: Da Malhada da Areia, Da Ramada, Do Besouro, Jatobá, Pai João, Taquarí, esse último o mais importante do Município, tem outros com menos volumes d'água.

O Riacho das Caraíbas, está a 220 metros de altitude, e é a parte mais baixa do município.

Apesar de vários açudes, o abastecimento de água para a população vem do município de Jericó, do Açude do Carneiro, a uns 15 km de distância, abastecendo toda população de Lagoa.

Já o Açude Taquarí, abastece a lavanderia comunitária municipal, e a limpeza das ruas, e também para regar as plantas, inclusive das praças existentes no município.

Comunidades
As principais comunidades rurais são: Açudinho, Barroquinha, Cabeça de Onça, Cachoeira Velha, Caiçara, Cantinho, Jatobá, Jutubarana, Lagoa de Cima, Logradouro, Micaela, Pai João, Pereiros, Pipoca, Sabiá, Serrote, Timbaúba, Várzea da Ema.

Economia
A economia municipal é baseada na Agropecuária.

Agricultura
Exploram-se as culturas do Algodão herbaceo (em caroço) (19 toneladas), Alho (1 tonelada), Amendoim (em casca) (2 toneladas), Arroz (em casca) (6 toneladas), Abóbora (7 toneladas), Banana (5 mil cachos), Batata Doce (24 toneladas), Caju (10 toneladas), Cajá, Cajarana, Cana-de-Açúcar (6 toneladas), Castanha de Caju (10 toneladas), Coco-Catolé (4 toneladas), Coco da Bahia (20 mil frutos), Fava (em grãos) (4 toneladas), Feijão (em grãos) (100 toneladas), Fumo (em folhas) (49 toneladas), Goiaba (10 mil frutos), Geremum (7 toneladas), Laranja (4 mil frutos), Limão (3 mil frutos), Mamão (2 mil frutos), Mandioca (4 toneladas), Manga (10 mil frutos), Maracujá (2 mil frutos), Melância (6 toneladas), Melão (4 toneladas), Milho (em grão) (140 toneladas), Milho Alho (6 toneladas), Oiticica (12 toneladas), Pitomba (1 tonelada), Pinha (10 mil frutos), Seriguela (6 toneladas), Tomate (150 toneladas), Tamarindo, Tangerina (1 mil frutos).

Pecuária
Na Pecuária exploram-se: Bovinos (2.100 cabeças), Caprinos (1.100 cabeças), Equinos (198 cabeças), Frangos, Galos, Patos (10.000 cabeças), Galinhas (10.000 cabeças), Guiné (2.200 cabeças), Leite de Vaca (480 mil litros), Mel de Abelhas (2 mil litros), Muares (Besta, e Mulas), (2.000 cabeças), Ovinos (1.880 cabeças), Ovos de Galinha (30 mil dúzias), Peru (1.000 cabeças), Pintos (5.000 cabeças), Suínos (2.860 cabeças).

No Extrativismo vegetal destaca-se a exploração de madeira para carvão e lenha, embora sem nenhum conhecimento de manejo correto da caatinga, o que tem contribuído para a destruição do habitat natural dos animais silvestres, como: Aves, Mamíferos e Répteis da nossa Caatinga.

O Extrativismo Mineral é incipiente, apenas a argila é explorada para confecção de telhas e tijolos.

No Extrativismo Animal pode ser considerado uma agressão à natureza. Como exemplo: a Asa Branca, Codorniz, Juriti, Peba, Tatu, entre outros, esses estão quase em extinção pela ação dos caçadores que insistem em eliminar os últimos exemplares existentes no município.

Indicadores apontam para 21 empresas com CNPJ, atuantes no município de Lagoa.
Lagoa é uma cidade do Estado da Paraíba www.guiaparaibano.com.br . Mais informações aqui no GUIA Paraibano Lagoa, município no estado da 5


Esta informação foi útil para você?




Notícias

05/10/2017 - Policiais do 4º BPM prendem em Alagoa Grande acusado de sequestro relâmpago em João Pessoa
05/10/2017 - Inquérito aponta que Cartaxo teria desviado R$ 2 milhões das obras da Lagoa para campanha de Lucélio
05/10/2017 - Cartaxo entrega novos equipamentos à Guarda Civil Municipal e reforça segurança
04/10/2017 - Ex-prefeito Carneiro Arnaud reivindica a paternidade do túnel da Lagoa, diz deputado
04/10/2017 - ALPB adia para o dia 24 debate sobre suspeita de desvio de dinheiro nas obras da Lagoa
04/10/2017 - Luciano Cartaxo ironiza Raoni e Aníbal por criticar Lagoa e aconselha CPI do Empreender
04/10/2017 - TCE aprova as contas anuais de duas prefeituras e quatro Câmaras Municipais
04/10/2017 - Assembleia promove audiência pública para debater denúncias de desvios na obra da Lagoa
03/10/2017 - Bando fortemente armado invade banco e explode caixa eletrônico; moradores registram destruição
03/10/2017 - Senador lista estados onde ocorrerão candidaturas próprias e deixa de fora a Paraíba e Zé Maranhão
03/10/2017 - Bando explode banco e agência dos Correios de Alagoa Nova na madruga
03/10/2017 - Bando explode agência bancária e equipamentos são arremessados para a rua
03/10/2017 - Oi não pode cobrar chamadas de orelhões na Paraíba em mais 14 estados
01/10/2017 - Prefeito paraibano corta o próprio salário e manda exonerar 25% dos comissionados
12/09/2017 - Homem é morto a tiros em Lagoa de Dentro
11/09/2017 - Luciano Cartaxo perde poder fogo e base se prepara para fritá-lo na CPI da Lagoa
11/09/2017 - Campus III promove 3ª Semana da Criança do Centro de Humanidades
11/09/2017 - Cartaxo aposta na união da bancada para barrar CPI da Lagoa e minimiza ameaça de Raíssa
11/09/2017 - Guardas Municipais fazem assembleia e discutem indicativo de greve em João Pessoa
11/09/2017 - Cartaxo ignora Raíssa e ressalta bom relacionamento com a base na CMJP
11/09/2017 - Bandidos invadem casa de vereadora paraibana e roubam dinheiro, motocicleta e eletroeletrônicos
11/09/2017 - Após perseguição, casal é preso com 15 quilos de maconha no Altiplano
11/09/2017 - Homem de 40 anos é encontrado submerso em açude com perfurações de tiro
10/09/2017 - Procon-JP móvel vai atender pessoenses de cinco bairros para comemorar Código de Defesa do Consumidor
10/09/2017 - "PMJP admitiu que não desviou R$ 10 milhões, mas R$ 6,4, isso é uma lambança", declara vereador
09/09/2017 - Deputada participa de comemorações pelo 7 de Setembro em cinco municípios
09/09/2017 - 4º BPM realiza Operação Cidade segura em Guarabira, Belém, Alagoa Grande e Pirpirituba
14/05/2017 - Projeto que transforma Lagoa de Dentro em bairro é aprovado na CMCG
08/05/2017 - Organização suspeita de fraudes atuava em pelo menos 60 concursos no Nordeste
24/04/2017 - Caravanas de mais de 20 cidades confirmam presença em público contra a Reforma da Previdência em Lagoa Seca
19/04/2017 - Dezesseis cidades da Paraíba não registraram chuvas este ano, diz Aesa
18/04/2017 - Pauta do TCE tem contas de ex-prefeito de Alagoa Grande
16/04/2017 - Corpo em avançado estado de decomposição é encontrado nas Três Lagoas
14/04/2017 - Espetáculo da Paixão de Cristo será apresentado nesta sexta (14) em Lagoa de Dentro
14/04/2017 - Confira as opções de passeio e atrações durante o feriadão em João Pessoa
13/04/2017 - PB e mais três estados estão no 'alerta amarelo' do Inmet para chuvas no feriado
13/04/2017 - Bandidos armados fazem arrastão em restaurante da região de Campina Grande
13/04/2017 - Açude de Cajazeiras recebe primeira grande recarga de água
13/04/2017 - Agente penitenciário morre após reagir a assalto e matar suspeito na Paraíba
11/04/2017 - Secretário garante que Lagoa não transbordou com chuvas
10/04/2017 - Luciano Cartaxo diz que acredita em desapropriação do aeroclube para construir ‘o verdadeiro Parque Parahyba’
10/04/2017 - Semam lança programa Carbono Zero e selo para empresa amiga do meio ambiente
03/04/2017 - Discussão durante bebedeira termina com homem esfaqueado e agredido a pauladas, na Paraíba
02/04/2017 - Temendo futuro triste na política, vereador renuncia
02/04/2017 - Católicos participam de caminhada penitencial em Campina Grande
01/04/2017 - Ex-prefeito de Alagoa Nova é condenado pela Justiça Federal a 8 anos de prisão
01/04/2017 - Sargento é baleado ao reagir a assalto em João Pessoa
31/03/2017 - Sargento do Corpo de Bombeiros é baleado durante tentativa de assalto
28/03/2017 - Jovem foge de fiscalização da PRF e acaba preso com moto clonada
28/03/2017 - Na Vila Florestal: após perfuração de poço artesiano, Fábio Ramalho anuncia pavimentação de 4 ruas