Menu
Redes Sociais
Pedidos
Você pode solicitar

Alguma inclusão ou alteração

Mas atenção

Você precisa ler os

Termos e Condições

para escolher o assunto correto

   
 

Montadas

Mapa da Cidade


Exibir mapa ampliado

Montadas é um município brasileiro no estado da Paraíba, situado na Região Metropolitana de Esperança. Segundo o IBGE no ano de 2010 sua população era de 4.990 habitantes, numa área de 32 km².

O Município de Montadas, esta situado na porção central do Agreste Paraibano, entre 7° 05’ 16” de latitude sul (S) e 35° 57’ 32” de longitude oeste (O/W), estando a uma altitude média de 750 metros acima do nível do mar. Igualmente com a cidade de Cuité dividem ambas cidades o título de cidades as mais altas do agreste paraibano; sendo assim, a 5ª mais Alta da Paraíba e a 49° do Brasil (junto com Cuité). Fato que lhe confere um clima especial, com maior umidade do que as regiões adjacentes e de clima semi-árido. Trata-se de um Município de pequena extensão que tem como limites, ao Norte o Município de Areial, ao Sul Puxinanã, a Nordeste Esperança, Leste Lagoa Seca e a Oeste Pocinhos.

O Município está distante da Capital João Pessoa 137 km, de Campina Grande 25 km, de Esperança 15 km, de Patos 171 km e de Cajazeiras 337 km. É servido pelas rodovias, PB-115, PB-121, BR-104 e BR-230.

O Município de Montadas está situado no Polígono das Secas em uma “zona de transição", na Mesorregião do Agreste Paraibano, mais precisamente, na Microrregião de Esperança ao lado de mais três Municípios: Areial, Esperança e São Sebastião de Lagoa de Roça.

A via de acesso ao município é feita pela PB-121, que liga o município à comarca Esperança-PB, tendo como via de acesso à cidade de Areial (ao Norte) e ao maior centro de comércio e economia da região Campina Grande, via a cidade de Puxinanã (ao sul) através da PB-115. Hoje essa mesma a estrada PB-115 que liga Montadas a Puxinanã chama-se Rodovia Antonio Veríssimo de Souza, em homenagem ao Emancipador da cidade de Montadas.

O nome Montadas foi dado pelos vaqueiros que campeavam com o seu gado esta região, por motivo que aqui havia muitos matos fechados e espinhosos como jurema, malícia, cipoal, gravatais, jucuri, comati entre outros.

O gado se perdia e os vaqueiros não conseguiam encontrá-los. Eles alegavam que o gado tinha ficado amontoados na Montada, que era um pequeno tanque de água fechado pela mata densa, onde o gado matava a sede. Hoje esse mesmo local é dividido em duas propriedades, uma parte ficando no sítio do Sr. Álvaro José Custódio (Alvino) e a outra no sítio do Sr. Edmilson Avelino Gomes.

Devido a erros históricos de alguns, chegaram a consideram como nome dessas terra as expressões: Amontada, Amontado, ou ainda Montado, embora todas errôneas, pois a etimologia correta sempre foi Montada. O Então o Distrito de Montada passou a ser a cidade de Montadas, ganhando um acréscimo de um (S) na sua independência.

História da Cidade


Em 1902, o Sr. Antonio Flor de Araújo comprou, no local onde hoje existe a cidade de Montadas, uma légua de terra, ao Capitão Floripes Coutinho, pela qual ele pagou 200 mil réis. Nesse período essas terras pertenciam ao município de Campina Grande.

Em 1917, ele a vendeu a Manoel Cirino Lira, com 12 vacas de bezerro e 60 criações caprinas; por 01 conto de réis. No mesmo ano, Manoel Cirino Lira funda a vila de Montada, o fundador que tendo comprado essas terras doou-as: parte aos seus familiares e parte ao patrimônio religioso, isto é, ao Sagrado Coração de Jesus, primeiro padroeiro da comunidade.

No ano de 1925 o mesmo construiu sua residência, onde na mesma mandou celebrar a 1° Missa da comunidade. O Monsenhor João Coutinho distribui naquela missa o catecismo da Igreja Católica, aos primeiros habitantes, principalmente as crianças que lá havia. Durante um período de 06 anos foi-se celebrado missas na casa do Sr. Manoel Cirino Lira.

Em 1928, deu-se início a construção de uma capela neste localidade, num período de 02 anos suas obras ainda não estavam concluídas. Mesmo assim, teve sua 1ª Missa celebrada no dia de Natal, do ano de 1930.

Em 1º de agosto de 1928, chegou a essas terras a primeira 1ª professora, a Freira D. Auta de Araújo, que aqui lecionou durante 05 anos. Foi ela que plantou as primeiras sementes do saber nesta terra. Ela também foi professora do Emancipador da cidade, o Sr. Antonio Veríssimo de Souza.

Logo mais em 1931, termina-se a construção da capela sobre qual ficou exposta por ordem do vigário da paróquia.

No ano de 1934, o Pe. Manoel Costa trouxe para a capela da vila de Montada o bronze circular e mudou o padroeiro, de Coração de Jesus para São José, o qual veio em procissão da comunidade de Pocinhos (atual cidade de Pocinhos).

Quando o Sr. Manoel Cirino Lira comprou as terras onde hoje se localiza a cidade de Montadas, essas terras pertenciam ao município de Campina Grande. Em Janeiro de 1944, o prefeito da cidade de Campina Grande, Dr. Vergniaud Borborema Wanderley doou as terras ao então município de Esperança, onde junto com o prefeito de Esperança, Sebastião Vital decretaram sob lei a doação.

Em 1945 o Sr. Sebastião Flor de Araújo coloca Montada na sua primeira eleição, para decidir que seria o presidente do país.

No ano de 1947, o prefeito constitucional da cidade de Esperança Júlio Ribeiro da Silva, eleva a vila de Montada à categoria de distrito.

Limitado-se: ao Norte começando na Boca de Lagoa Salgada com destino a Lagoa de Marcella, por uma fluvial estrada que desde Catolé a Marcella em Manguape de baixo, ao Leste pela a estrada de Marcella a Campinote, ao Sul pela estrada fluvial e de transporte de São Sebastião de Lagoa de Roça a Lagoa do Açude, onde é o ponto de linha mais forte, por esta estrada este se limita ao Maxixe até o município de Puxinanã, de Maxixe até Maris Preto, com ele ainda é dividido ao Oeste com o Município de Pocinhos, pela estrada do Maris Preto a Lagoa de Dentro, até Lagoa Salgada ao Norte onde tudo começou.

Em 1948 o Governador Gaspar Dutra construiu um grupo escolar no ainda Distrito de Montada, com efeito do então prefeito da cidade de Esperança o Sr. Júlio Ribeiro da Silva.

Em 1951 disputaram as eleições na cidade de Esperança, Joaquim Virgulino da Silva, em litígio pleito contra Francisco Bezerra da Silva onde este venceu. Também na mesma eleição o distrito de Montada coloca um representante de seus direitos, na Câmara Municipal de Esperança, o Sr. Antonio Veríssimo de Souza, eleito vereador com 249 votos pelo PSD (Partido Social Democrático).

Em 12 de agosto de 1955 o senhor Antonio Veríssimo de Souza consegue se reeleger para a alegria do povo Montadense. Montadas continua com seu representante junto a Câmara Municipal.

No ano de 1959 em Esperança candidata-se para prefeito Pedro Mendes na UDN (União Democrática Nacional) contra o Dr. Arlindo Delgado pelo PSD (Partido Social Democrático) Antonio Veríssimo de Souza consegue o seu 3º mandato como vereador ficando na terceira suplência o candidato que nomeava José Cirino, o Sr. Antonio Liberato, seu genro e interventor correspondente ao seu mandato.

No dia 10 de dezembro de 1959, D. Josefa Tavares distinta parteira, foi nomeada parteira estadual, e no dia 7 de janeiro foi empossada prestando seu compromisso de parteira diplomata.

Em 1963, Antonio Veríssimo de Souza deixou de se candidatar a vereador, em se aventurar deixar passar esta eleição para prefeito, faturando o seu pensar, na então na emancipação de seu distrito. Nessa eleição em Esperança lutavam dois candidatos a prefeito, numa marcha aventureira Joaquim Virgulino da Silva e Luiz Martins de Oliveira onde este foi eleito prefeito com 1601 votos superiores. O Sr. Antonio Liberato consecutivo interventor ao partido derrotado onde na Câmara Municipal foi eleito vereador.

Para Montada se emancipar, pelos relatos oculares tais quais o próprio Antonio Veríssimo de Souza e outros homens daquele período que ainda se encontram vivos mencionaram, eram necessário para a independência do município, o mínimo de três ruas, o que foi ruim, pois Montada não tinha as mesmas. Tinha apenas uma rua longa, que a mesma se dividia em uma segunda rua, fazendo assim uma parábola.

Usando de sabedoria o Sr. Antonio Veríssimo de Souza dividiu uma única rua que é a PB-115 ligando a saída de Montadas para Areial com a saída de Montadas a Puxinanã em três ruas começando com a Rua Manoel Cirino Lira, em homenagem ao fundador da cidade; Rua Monsenhor Coutinho; a mais estreita das três, que é em homenagem ao primeiro padre honorário, e a Rua Manoel Pedro da Silva. A rua fazendo forma de parábola com a Manoel Cirino Lira e Monsenhor Coutinho recebeu o nome do padroeiro da cidade São José. Por trás da Rua principal Manoel Cirino Lira, onde na época avia apenas umas 4 (quatro) casinhas de taipa recebeu o nome de Rua João da Costa Brasil.

Com muitos esforços, e sacrifício o Sr. Antonio Veríssimo de Souza conseguiu o sonho dos montadenses, a Emancipação Política em 14 de outubro de 1963 pela Lei Estadual Nº 3088 do mesmo dia, assinada pelo Governador Pedro Moreno Gondim, com o apoio do Deputado Estadual Francisco Souto Neto. Com a emancipação o Sr. Antonio Veríssimo de Souza pediu ao então Governador para que a agora a então cidade, não se chama-se Montada, mais sim Montadas por motivo do próprio crer que a pronúncia no singular fosse muito vulgar. Então o Governador concordou e acrescentou um "S" passando assim para o plural Montadas.

Os primeiros Habitantes
Foram eles: Manoel Cirino Lira (o fundador), José Veríssimo de Souza (pai do Emancipador), Manoel Pedro dos Santos, Inácio Fernande. Eram homens dedicados a agricultura e a pecuária, de baixa renda e de formação inicialmente baixa.

Aspecto Político
Após 25 dias depois da emancipação, exatamente no dia 8 de novembro de 1963, Montadas nomeou o seu primeiro prefeito interino, o Sr. Geraldo José Custódio conhecido como (Didi) que assinou seu termo de posse na cidade de Montadas.

No dia 10 de outubro de 1964 os únicos candidatos na 1ª eleição da cidade foram, Antonio Veríssimo de Souza como Prefeito e Antonio da Costa Brasil como Vice-prefeito, ambos pelo PDC (Partido Democrata Cristão). Além deles foram eleitos 07 vereadores: Manoel Fernandes, Cícero Sales, Anastácio Custódio, José Felinto, Antonio José da Costa, José Balbino e João Pedro, também todos pelo PDC Recebendo posse no dia 15 de novembro de 1964 e levando o mandato até 31 de janeiro de 1969.

Presentes a esta audiência estavam o Deputado Estadual Francisco Souto Neto, o Sr. Severino Cabral, o Sr. Francisco Apolinário, Prefeito da cidade de Areial, o Sr. Luiz Martins de Oliveira, Prefeito da cidade de Esperança, José Veríssimo de Souza e a maioria das famílias montadenses da época.

Com o golpe militar de 1964, o Governo Federal decreto pelo ato institucional n° 2, de 1965, que só deveria existir 2 partidos políticos no Brasil a ARENA (Aliança Renovadora Nacional) e o MDB (Movimento Democrático Brasileiro), baseando-se, assim, na constituição dos Estados Unidos. Após isso o prefeito, vice-prefeito e demais vereadores passaram a fazer parte do partido ARENA em 1965

Geografia


O município está incluído na área geográfica de abrangência do semiárido brasileiro, definida pelo Ministério da Integração Nacional em 20056 . Esta delimitação tem como critérios o índice pluviométrico, o índice de aridez e o risco de seca.
Montadas é uma cidade do Estado da Paraíba www.guiaparaibano.com.br . Mais informações aqui no GUIA Paraibano Montadas é um município brasileiro no estado da 5


Esta informação foi útil para você?




Notícias

24/04/2017 - Montadas realiza a 3ª Cavalgada de São José e Missa do Vaqueiro
16/04/2017 - Prefeitura inicia corte de terra para agricultores do município de Montadas
13/04/2017 - Prefeito de Montadas comemora ação em tanques
13/04/2017 - Câmara de Montadas instala sistema de sonorização e transmitirá as sessões em tempo real
13/04/2017 - Prefeito de Montadas comanda pessoalmente entrega de Peixe e ovos de pascoa
11/04/2017 - Jonas de Souza comemora conquistas nos 100 dias a frente da Prefeitura de Montadas
03/03/2017 - Mais de 40 prefeituras paraibanas correm o risco de ter o repasse do FPM suspenso
02/03/2017 - Iniciativas da Gestão Municipal contribuem para levar água à população
02/03/2017 - Prefeitura de Montadas intensifica os serviços de recuperação e roço de estradas vicinais
24/02/2017 - Em Montadas, Saúde paga de forma antecipada e dentro do mês trabalhado e garante insalubridade para ACS
23/02/2017 - Prefeito de Montadas antecipa pagamento de fevereiro e folha é paga nesta sexta
21/02/2017 - Montadas realiza primeira assembleia do ano para a Saúde
10/02/2017 - Aumenta para 3 numeros de bandidos presos por Assalto em Areial
08/02/2017 - Ação Social de Montadas promove grande acolhida para todos os grupos atendidos no dia 22. Inscrições estão abertas
07/02/2017 - Prefeitura de Montadas realiza limpeza em tanques públicos
06/02/2017 - Prefeito de Montadas determina uso de Caixas dágua para distribuição mais justa de água a população
01/02/2017 - Casais de Bandidos atiram em jovens dentro de oficina
31/01/2017 - Secretário da Saúde de Montadas inicia gestão pagando aos servidores dentro do mês trabalhado
31/01/2017 - Tarde de perigo em Montadas e em Puxinanã
30/01/2017 - Prefeitura de Montadas realiza abertura do IX Encontro Pedagóigico
30/01/2017 - Prefeito de Montadas afirma que pagará servidores dentro do mês trabalhado
26/01/2017 - Em Montadas, SEC promove 9º Encontro pedagógico
25/01/2017 - Câmara de vereadores de Montadas vota nesta quinta adequação de salários de servidores municipais
24/01/2017 - Prefeito de Montadas se reune em audiência com Superintendente da CONAB
02/01/2017 - Presidente da Câmara de Montadas é contra recesso
01/01/2017 - Cassio Avelino se elege presidente da Câmara de vereadores de Montadas
31/12/2016 - Prefeito de Montadas divulga lista de secretários neste sábado
30/12/2016 - Acusado de estupros, homem é reconhecido por 30 vítimas na Paraíba
28/12/2016 - Bandidos assaltam mercadinho em Montadas, um bandido é capturado
28/12/2016 - Prefeito de Montadas deve anunciar restante de equipe nesta quinta, 29
27/12/2016 - Posse em Montadas será no Veríssão e terá festa com Bandas de forró
24/12/2016 - Prefeito eleito priorizará a recuperação da frota sucateada
18/12/2016 - Vereador quer o retorno de Operação Manzuá
16/12/2016 - Vereador Montadense aceita convite para compor governo de Jonas de Souza
15/12/2016 - Vereadores da base do prefeito eleito, mostram união e fecham acordo para comando da Câmara nos dois biênios
05/12/2016 - Prefeito diplomado de Montadas quer retirar município do caos
05/12/2016 - Ludgerio participa de diplomação em Montadas e destaca possibilidade de concorrer em 2020
04/12/2016 - João Pessoa e Montadas fazem manifestações contra corrupção
27/11/2016 - Dois homens morrem e um fica ferido em três acidentes com motocicletas na Paraíba
23/11/2016 - Prefeito eleito de Montadas mantem reunião com gestores da Caixa econômica para fiscalizar e conseguir recursos para sua gestão
20/11/2016 - Agricultor é baleado ao fugir de assalto na Paraíba
29/07/2016 - Montadas terá grande convenção das oposições no domingo, 31
17/07/2016 - Casos de estupro levam pânico a população de Montadas
17/07/2016 - PSD de Montadas reúne pré-candidatos para encaminhar demandas da convenção dia 31
28/06/2016 - No fim do São João, prefeitura de Campina Grande lança licitação para estruturas já montadas
12/06/2016 - Homens são presos na Paraíba suspeitos de estuprar crianças e adolescentes
10/06/2016 - Pastores são presos suspeitos de pagar para sexo com menores em Montadas
05/06/2016 - Polícia prende acusados de tentar assaltar posto de gasolina em Montadas
04/06/2016 - Chapas estão quase todas montadas e a novidade fica em torno do nome de Léa Silva como vice de Denise em Cajazeiras
01/06/2016 - Grupo arromba Correios e rouba malotes de dinheiro, diz Polícia Militar