Palestras serão ministradas no TJPB durante a campanha Outubro Rosa

No mês de outubro, o prédio do TJPB é iluminado com a cor da Campanha

A exemplo dos anos anteriores, o Tribunal de Justiça da Paraíba está engajado na tradicional campanha ‘Outubro Rosa’. Profissionais da equipe da Gerência de Qualidade de Vida (Gevid) do TJPB promoverão, no período de 9 a 11, três palestras com temas voltados à prevenção ao câncer. Serão proferidas no auditório Alcides Carneiro, sempre às 15h, para magistrados e servidores do Poder Judiciário estadual.

No dia 9, haverá palestra sobre a "Importância da atividade física na prevenção do câncer", apresentada pela equipe de fisioterapia e pelo educador físico do setor. No dia 10, o tema será "Nutrição e o câncer", com participação das nutricionistas da equipe multidisciplinar. Na mesma ocasião, será ministrada oficina de nutrição, enfatizando alimentos que previnem o câncer. A palestra do dia 11 abordará "A Saúde da mulher moderna".

Em apoio à campanha, e chamando atenção para a causa, o prédio do TJPB recebeu iluminação cor-de-rosa, uma ação da Gerência de Apoio Operacional.

O movimento é celebrado, anualmente, no referido mês, sendo o período de maior incentivo à prevenção ao câncer de mama em todo o mundo. No entanto, a gerente de Qualidade de Vida do TJPB, Valéria Beltrão, destaca: "o cuidado e a conscientização devem ser constantes, durante todo o ano. Afinal, as alterações e sintomas podem aparecer a qualquer momento".

O câncer de mama é o mais incidente na população feminina mundial e brasileira, sendo o segundo tipo de câncer mais frequente no mundo. Conforme orientações do setor médico da Gevid, alertas e sintomas devem ser considerados: nódulos, caroços, descarga papilar (saída de secreção líquida, sanguinolenta ou transparente), retração da pele da mama, vermelhidão e tecido da mama com aparência "casca de laranja".

"A mamografia faz parte de um conjunto de ações que auxiliam no diagnóstico do câncer, sendo o principal e mais importante exame de diagnóstico. É uma radiografia das mamas. Esse tipo de exame pode revelar possíveis alterações no órgão", esclareceu a gerente da Gevid.

Valéria Beltrão ressalta que algumas atitudes podem auxiliar na prevenção. "Alimentação saudável, prática esportiva regular, não fumar e não beber é essencial para diminuir as chances de desenvolver o câncer de mama. Aproximadamente 80% dos tumores são descobertos pela própria mulher ao apalpar suas mamas, fazendo o autoexame", informou.

Por Marília Araújo (estagiária)