Patos realiza desfile cívico de 7 de Setembro

Desfile.jpg
Uma multidão de pessoas acompanhou o tradicional Desfile Cívico de 7 de Setembro na cidade de Patos , onde creches, escolas, representantes dos Três Poderes constituídos, militares, Tiro de Guerra 07-002, instituições e entidades patoenses desfilaram pelas avenidas Sólon de Lucena e Epitácio Pessoa.



 

Após o hasteamento dos pavilhões no largo da Escola Monsenhor Vieira, o prefeito Dinaldinho Wanderley acompanhado pelos militares, o comandante do Tiro de Guerra 07-002, Subtenente Silvio Prates; o comandante do CPR II, Tenente Coronel Cunha Rolim; o comandante do 3° BPM, Major Douglas Ferreira; e o comandante do 4° BBM, Tenente Coronel Saulo Laurentino, fizeram a revista das tropas e seguiram caminhando em desfile pelas avenidas. Logo em seguida vieram a Banda Filarmônica 26 de Julho, os batedores do Tiro de Guerra 07-002, 3° BPM, 4° BBM, PRF, SAMU, Maçonaria e Ordem Demolay.

 

 

De acordo com o prefeito de Patos Dinaldinho Wanderley, a parada cívica de sete de setembro representa uma oportunidade para o povo brasileiro e em especial o patoense refletir sobre princípios e valores do processo educacional do nosso povo. “Temos um grande desafio de resgatar o Brasil, um País tão rico em cultura, recursos naturais e de gente trabalhadora”, destacou.



 

Para o Juiz de Direito Ramonilson Alves Gomes, diretor do Fórum Miguel Sátiro, o povo brasileiro vivencia atualmente um processo pedagógico e de amadurecimento, opinião também compartilhada pelo Tenente Coronel Enéas Cunha Rolin, do CPR II e pelo Comandante Saulo, do 4ºBBM de Patos . “Estamos vivenciando o amadurecimento educacional e cultural do nosso povo, atravessando problemas e superando desafios”, afirmou.

O Desfile Cívico na Capital do Sertão seguiu com a passagem do pelotão da Secretaria Municipal de Educação que abria o desfile da educação do município. No pelotão puxado pela Fanfarra da Escola Normal, o destaque ficou por contas creches que trouxeram seus pequenos para a avenida com o tema: O Fantástico Mundo do Brincar. Outro destaque do pelotão foi a Educação do Campo, representado pela Escola Nina Nóbrega. “A gente precisa exaltar a educação no campo, muita gente acha que não é igual à da cidade, e ela realmente é diferenciada. É importante trazer para cá para que possamos exaltar os nossos valores”, disse a diretora da Escola Nina Nóbrega, da zona rural, Larissa Pinho.

 

O Centro de Atendimento Educacional Especializado Irmã Benigna trouxe uma novidade para o desfile deste ano que foi a sua fanfarra que pela primeira vez saiu na avenida. A Fanfarra Jorge Abílio é formada por alunos do próprio Irmã Benigna, que são pessoas com deficiências. “Nos sentimos felizes, responsáveis e gratificadas, por estarmos trazendo hoje pela primeira vez uma fanfarra com pessoas com deficiência. A sociedade ainda vê as pessoas com deficiência com muito preconceito, não vê a pessoa, vê a deficiência. Então a gente está aqui para mostrar que o deficiente ele é capaz e eu se supera a cada dia”, comentou a diretora do Irmã Benigna, Lourdinha Palmeira.

 

 

Com o tema ‘Somos Todos Educadores – A Escola Como Projeto de Vida’ as 32 escolas municipais apresentavam seus subtemas valorizando a educação da cidade. As escolas da Área Frei Damião trouxeram como subtema Educação Além da Sala de Aula, apresentando o Museu Ernany Sátiro, a Biblioteca Municipal, a Fundação Ernany Sátiro, o Instituto Histórico e Geográfico, os Ativistas Culturais e a Academia Patoense de Letras.


 

Já as da Área Jatobá destacaram as Potencialidades Educacionais de Patos , com os alunos mostrando a Valorização dos Funcionários Escolares, o Programa Novo Mais Educação, a Educação Jovens e Adultos (EJA), Educação Especial (profissionais cuidadores), os Projetos Educacionais, o Fórum da Família, a UFCG, o IFPB, a UEPB e a UFPB Virtual.

As unidades escolares da Área Belo Horizonte trouxeram o Empreendedorismo Educativo – A Comunidade Formando Profissionais. No pelotão os alunos apresentavam a Agricultura Familiar, as Associações de Pescadores e Sapateiros, os Assentamentos Patativa do Assaré e Campo Comprido, as Empresas Sustentáveis e a Fazenda Tamanduá.

Encerrando o desfile da educação municipal veio o pelotão das escolas da Área São Sebastião com os Patrimônios que Educam, com a Cruz da Menina, Casarões Históricos, Igreja da Conceição, Estação Ferroviária, Festa Da Guia, São João de Patos e Educadores Ilustres de Patos .

O Desfile Cívico seguiu na tranquilidade com a participação das escolas estaduais e particulares e das entidades. Autoridades e demais representantes do governo municipal, dos poderes Executivo, Legislativo e Judiciário, prestigiaram todo desfile do palanque oficial localizado em frente ao Palácio do Governo.

 

 
var imgsNoTexto = [];