PMJP convoca população para o Dia D da vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde realiza no próximo sábado (30), o "Dia D" da Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.  Quem tem 60 anos ou mais, crianças de 6 meses até menores de 5 anos, trabalhadores de saúde , povos indígenas, gestantes, puérperas (até 45 dias após o parto) e integrantes do sistema prisional devem procurar o posto de saúde de referência mais próximo de sua casa ou irem à Praça da Independência, a partir das 9h.

A campanha segue até o dia 20 de maio e a meta é imunizar 124 mil pessoas, o que corresponde a 80% da população de 168 mil, considerada grupo de risco. A vacina protege contra os três subtipos do vírus da gripe determinados pela Organização Mundial de Saúde (OMS) para este ano (A/H1N1; A/H3N2 e influenza B).

"Ressaltamos que todos os grupos de risco precisam procurar um dos pontos de vacina da rede municipal. Ações como esta têm contribuído na redução da mortalidade, principalmente em pessoas portadoras de doenças crônicas, como doença cardiovascular, Acidente Vascular Cerebral (AVC), doenças renais, diabetes, pneumonias, Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC), dentre outras", explicou a coordenadora de imunização da SMS, Chiara Dantas.

Em João Pessoa , as ações para imunização começaram no dia 13 de abril, apenas para dois grupos de risco ? gestantes e trabalhadores da saúde . A partir do dia 30, obedecendo ao calendário nacional, as vacina s serão destinadas para os usuários pertencentes a todos os grupos de risco.  "É importante lembrar que portadoras de doenças crônicas não-transmissíveis ou com outras condições clínicas especiais também devem se vacina r. Porém, esse grupo deverá apresentar uma prescrição médica que justifique a vacina ção ", orientou a coordenadora.

Animação garantida ? "No dia 30 de abril, dia nacional de mobilização da campanha, estamos preparando uma grande estrutura na Praça da Independência, com brincadeiras, palhaços, pula-pula, pipoca, algodão doce entre outros, para que a campanha seja atrativa para as crianças também. Faremos uma grande mobilização de promoção e prevenção à saúde para alcançarmos a meta e termos a certeza de que a população pessoense estará imunizada", ressaltou o secretário de Saúde, Adalberto Fulgêncio.

Como prevenir ? A principal medida de prevenção da gripe é a vacina ção , sobretudo os profissionais de saúde orientam sobre a importância para higiene das mãos e dos ambientes.  "Deve-se lavar as mãos frequentemente com água e sabão, especialmente depois de tossir ou espirrar. Se isso ocorrer, cobrir o nariz e a boca com um lenço, preferencialmente descartável, além de não compartilhar alimentos ou copos e toalhas de uso pessoal", orientou a coordenadora do setor de imunização da SMS. Pessoas com qualquer tipo de gripe devem evitar ambientes fechados e com aglomeração de pessoas, como também não devem usar medicamentos sem orientação médica e procurar o médico ou unidade de saúde mais próxima. Saiba onde serão os postos móveis e os horários de funcionamento para este sábado:
Praça da Independência ? Abertura da Campanha (das 9h às 17h) Supermercado Extra ? Epitácio Pessoa (das 8h às 17h) Shopping Manaíra (das 10h às 17h) Shopping Mangabeira (das 10h às 17h) Shopping Tambiá (das 10h às 17h) Shopping Sul (das 10h às 17h) Supermercado Atacadão (das 8h às 17h)