Prefeito inspeciona obra de ampliação do sistema de drenagem pluvial nos Bancários

O problema histórico de alagamentos que ocorria durante as chuvas na Avenida Bancário Sérgio Guerra está com os dias contados. Com um investimento de R$ 500 mil, a Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP) está realizando a ampliação do sistema de drenagem pluvial da principal via do bairro dos Bancários, nas proximidades do Centro de Práticas Integrativas e Complementares em Saúde (Cpics) Equilíbrio do Ser. Na manhã desta segunda-feira (21), o prefeito de João Pessoa , Luciano Cartaxo, inspecionou as obras, que devem ser concluídas no próximo mês de fevereiro.

"Estamos fazendo uma intervenção definitiva. A ideia é que a gente possa resolver por completo este problema que verificamos aqui no período de chuvas, onde a rua fica completamente alagada, prejudicando a vida das pessoas que trafegam por aqui, seja a pé, de ônibus ou carro e também afeta o comércio local. Então, estamos buscando a solução e a obra já está em estado bastante avançado", afirmou Luciano Cartaxo.

obras_lucianocartaxo_bancarios_foto_dayseeuzebio-104De acordo com o secretário de Infraestrutura, Cássio Andrade, o novo ramal de drenagem que escoa as águas que se acumulam das chuvas tem diâmetro de 1.000 mm e aproximadamente 750 metros de comprimento. O início das obras aconteceu na Rua Bancário Amauri de Sousa e os trabalhos já chegaram às Três Ruas, por onde também passa o ramal. Após as Três Ruas, será construída uma estrutura de dissipação da água de forma controlada para que não haja erosão.

"A execução das vias sem drenagem é o que provoca este tipo de problema. É muito fácil fazer a pavimentação sem fazer a drenagem, é mais rápido e barato. É por isso que algumas ruas foram pavimentadas sem a drenagem, mas isso não ocorreu na gestão de Luciano Cartaxo e agora estamos solucionando estes problemas gerados anteriormente. O que acontecia na Avenida Bancário Sérgio Guerra afetava toda a mobilidade não só daqui dos Bancários, mas da região Sul da cidade", afirmou o secretário.

obras_lucianocartaxo_bancarios_foto_dayseeuzebio-169Prevenção ? A PMJP tem realizado uma série de intervenções para deixar a Capital preparada para enfrentar os períodos chuvosos. Com a obra do Parque da Lagoa, a região central da cidade já viu solucionado o problema dos alagamentos que ocorriam todos os anos no local, assim como a obra que está sendo executada na Beira Rio também solucionará mais este ponto crítico. O programa "João Pessoa em Ação" realiza a limpeza de galerias, rios e canais e, desde 2014, os invernos não registram grandes alagamentos na cidade.

Luciano Cartaxo destacou as ações realizadas pela gestão municipal e disse que obras de drenagem para acabar com os alagamentos, da mesma forma que estão acontecendo nos Bancários, também devem acontecer em outra região da cidade. "Ali na cidade baixa, temos uma situação semelhante a esta dos Bancários, próximo à CBTU, e também estamos elaborando um projeto para começarmos as obras lá para por fim aos alagamentos", disse.