Presidente do TRE agradece o apoio dos municípios na realização da biometria em Parari, São José dos Cordeiros, Coxixola, Serra Branca, Sumé, e Monteiro

O desembargador Dr. José Aurélio da Cruz, presidente do TRE-PB, esteve ontem em Serra Branca onde participou de encontro com os prefeitos das cidades que compõe a Comarca local. O encontro foi solicitado pelo presidente com o objetivo de agradecer o apoio institucional dos municípios na realização da biometria em Serra Branca, Parari, São José dos Cordeiros e Coxixola.

Na Comarca de Serra Branca, foram quase 90% dos eleitores recadastrados, índice próximo ao do Estado da Paraíba, que atingiu um percentual de 85%. Participaram os prefeitos de São José dos Cordeiros, Fernando Queiroz, Serra Branca, Eduardo Torreão, Coxixola, Givaldo Limeira, e Parari, José Josemar.

Para Dr. José Aurélio da Cruz, a biometria terá papel fundamental na segurança do resultado das eleições e é o último recurso da Justiça Eleitoral para garantir que a vontade popular seja respeitada através do voto.

O presidente do TRE estará nesta terça-feira (12) em Sumé, também reunindo prefeitos da Comarca do município, e nesta quarta (13) em Monteiro onde lançará a pedra fundamental para construção de seu Fórum Eleitoral . Dr. José Aurélio destacou que o terreno já foi doado e uma emenda parlamentar garantirá recursos para construção do prédio próprio para a Justiça Eleitoral em Monteiro .

Também presente ao evento, George Leite, secretário de Tecnologia da Informação do Tribunal, revelou novidades tecnológicas para as eleições deste ano. Segundo ele, oito aplicativos serão lançados em breve e garantirão praticidade ao eleitor, partidos e candidatos na fiscalização de práticas irregulares e no mapeamento do voto em seus municípios. Um dos aplicativos, segundo explicou George, possibilitará a qualquer pessoa denunciar compra de voto ou irregularidades no pleito em tempo real e a partir de seu celular.

A Paraíba receberá ainda cerca de 2 mil urnas eletrônicas novas do Tribunal Superior Eleitoral e será um polo de reserva técnica das eleições em todo o Nordeste.



Com Ascom/