Ressaca do mar derruba três barracas em praia do Litoral Sul do Estado

Três barracas caíram na madrugada deste sábado (9), na praia de Jacumã, litoral sul, após serem atingidas por fortes ondas que castigam a costa paraibana desde a última segunda-feira. A Capitania dos Portos da Paraíba alertou que ondas de até três metros de altura atingiria o litoral nesta semana.

Na madrugada de hoje, moradores e pescadores da praia de Jacumã, no município de Conde, foram pegos de surpresa com a ressaca do mar, que arrastou entulhos que estavam à beira mar e atingiu três bares.
A ressaca é um movimento anormal das ondas do mar sobre si mesmas na área de rebentação, causada por rápidas e violentas mudanças climáticas.  
O comandante da Polícia Ambiental da Paraíba, major Lucas, os banhistas devem tomar cuidado com pedaços de madeira das barracas que podem estar soltas dentro do mar.
A Capitania dos Portos recomenda que os pescadores, as embarcações de pequeno porte e embarcações de recreio evitem navegar durante o período de ressaca.
A Marinha também orienta que as demais embarcações, de grande porte, redobrem a atenção quanto ao material de salvatagem, estado geral dos motores e casco, bomba de esgoto do porão, equipamento de rádio e demais itens de segurança.
O órgão informa que por questão de segurança, as pessoas que praticam esportes náuticos também devem evitar no mar.
A Capitania dos Portos da Paraíba colocou a disposição os telefones (Disque Segurança da Navegação 0800-281 30 71); (Emergências Fluviais e Marítimas - 185) ; (Plantão Capitania dos Portos: 3241-2805)  (WhatsApp (83) 99302-9204), em caso de emergência.