Secretaria da Saúde realiza exames de prevenção para as mulheres em Bom Jesus

Para garantir uma saúde de qualidade aos cidadãos do município, a Secretaria da Saúde de Bom Jesus, realizou na UBS Eliza Bandeira durante esta quarta-feira, 07 de dezembro, um dia voltado para a realização de exames de prevenção ginecológica para as mulheres do município. A ação é voltada para a prevenção e combate ao câncer do colo do útero.
Como forma de conscientizar as mulheres, também foram realizadas atividades educativas e preventivas sobre este tema. O câncer de colo uterino e o de mama representam 26% dos casos de morte entre as mulheres no Brasil. Se descoberto a tempo, o câncer uterino é um dos que apresenta mais altos índices de cura, o que demonstra a importância dos exames preventivos. Hoje foi realizado na UBSF Eliza Bandeira de Melo um mutirão de exames de prevenção( papanicolau) com o objetivo de atingir a meta preconizada pelo Ministério da Saúde na faixa etária  de 25 a 64 anos. Mais é importante que todas as mulheres que tenham vida sexualmente ativa realize seu exame anualmente.
A enfermeira Joanna Monique frisou a importância das mulheres realizarem o exame de prevenção anualmente, fez orientações quanto cuidado gerais com a saúde no geral.
Foram realizados 23 exames, onde a maioria das mulheres foram da zona rural.                        O mutirão do São José foi realizado no dia 6/12 e foi realizado 10 exames de prevenção.
cancaonoticias