Menu
Redes Sociais
Pedidos
Você pode solicitar

Alguma inclusão ou alteração

Mas atenção

Você precisa ler os

Termos e Condições

para escolher o assunto correto

   
 

Sousa



Sousa


Mapa da Cidade


Exibir mapa ampliado

História da Cidade

O desbravamento dos sertões XVI e XVII foi gradativo exigindo dos exploradores sertanistas empreenderem um grande esforço para dominar terras menos conhecidas e mais distante do litoral. Um deles, o sertanista sargento Mor Antonio José da Cunha em 1961, descobriu um riacho denominado “Peixe” habitado pela nação indígena Icó Pequeno. Em 1708, José da Cunha pleiteou uma sesmaria sendo atendido pelo então Governador João da Maia da Gama para, posteriormente, outros sertanistas ali se instalarem com suas fazendas. Coube ao franciscano Frei João de Matos Serra, nos idos dos anos de 1700, aldear os índios sobreviventes dando os primeiros para a organização da futura Vila.

Em 1723, chegaram os sacerdotes Francisco e Teodósio de Oliveira Ledo passaram o território para a Casa da Torre da Bahia, se tornaram senhores dos vales constituídos pelos rios do Peixe e Piranhas. O processo de habitação aconteceu vagarosamente com os moradores das ribeiras dos rios do peixe e Piranhas e dos paulistas que iam chegando para situarem suas fazendas com rebanhos e agricultura. Já nessa época, o lugarejo contava com uma população de 780 habitantes.
A fertilidade atraiu moradores interessados no cultivo das terras. Nesta região, Bento Freire de Sousa e José Gomes de Sá também situaram as suas fazendas. Assim, o povoado desenvolvia-se e, em 1730, contava com 1.468 habitantes, segundo informações do Cabido de Olinda. Esse crescimento chamou atenção de Bento Freire que, residindo na Fazenda Jardim, tomou a iniciativa de organizar um povoado. Bento Freire pleiteou uma concessão, deslocando-se à Bahia afim de obter da Casa da Torre a doação da sesmaria cujas terras seriam patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios. Conquistado pleito, coube a Bento Freire erguer, entre 1730 e 1732, a primeira capela em louvor a Nossa Senhora dos Remédios – atual Igreja do Rosário dos Pretos. Bento Freire tornara-se o primeiro administrador do patrimônio da “Freguesia de Nossa Senhora dos Remédios do Jardim do Rio do Peixe” elevando-o a povoado.

As terras do antigo Jardim do Rio do Peixe pertenciam ao coronel Francisco Dias D’Ávila e sua mãe D. Inácia D’ Araújo Pereira, família fidalga da Casa da Torre da Bahia, que as doaram ao patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios em 1740 por solicitação de Bento Freire. Porém, o processo estendeu-se até 1756 com muitas idas e vindas de Bento Freire à Bahia quando, finalmente em 1760, obteve a sentença que legalizou, em definitivo, a constituição do patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios. Bento Freire administrou o Patrimônio até 1765, coroando com sucesso um esforço de quase meio século de luta para erguer o que viria a ser o Município de Sousa.

O povoado do Jardim do Rio do Peixe, nome primeiro do habitat, foi elevado a categoria de Vila por decisão do Reino, expressa por força de autoridade da Carta-Régia de 22 de julho de 1766. Mesmo ostentando a condição de distrito, permaneceu o povoado com seu nome primitivo. 1784, a Matriz de Nossa Senhora dos Remédios foi desmembrada da Nossa Senhora do Bom Sucesso de Pombal.

No dia 04 de junho de 1800 o Ouvidor Geral José da Silva Coutinho instala, oficialmente, a Vila Nova de Sousa através de Resolução do então Governador de Pernambuco, datada de 26 de março de 1800 após pleito da comunidade através de requerimento encabeçado por Patrício José de Almeida, Matias de Figueiredo Rocha e Pe. Manoel Vieira da Silva. Um dia antes, o Capitão Alexandre Pereira de Sousa fez uma doação de terras para o patrimônio do crescente povoado. Foi através da Lei Provincial de n° 28, de 10 de julho de 1854 que a Vila de Sousa foi elevada a categoria de cidade passando, na oportunidade, a denominar-se SOUSA, conhecida hoje por ‘CIDADE SORRISO”.

A ORIGEM DA DENOMINAÇÃO DO MUNICÍPIO
Conforme afirma o historiador Deusdedit Leitão, com base em documentos, os administradores da Coroa eram orientados a denominarem as comunidades erguidas em vilas na Colônia, com nomes de localidades cidades de Portugal, conforme o que determina a Carta Régia de 22 de junho de 1766. A denominação Vila Nova de Sousa tem sua origem uma povoação portuguesa pertencente ao Porto, distrito de Gondomar, coincidentemente na mesma região de origem do Capitão-Mor José Gomes de Sá e Bento Freire de Sousa, nascidos em São Miguel de Botelho de Benafiel, Bispado de Porto – Portugal. Outra hipótese foi levantada pelo vigário José Antonio sobre ter sido o nome da cidade em honra ao Capitão Alexandre Pereira de Sousa que doou terras ao patrimônio em 05 junho de 1800, apesar que a instalação oficial da Vila de Sousa aconteceria um dia antes pelo Ouvidor Geral José da Silva Coutinho.
Extraído do livro antes que Ninguém Conte de Julieta Pordeus e documentos adicionais.

VALE DOS DINOSSAUROS
O Complexo “Vale dos Dinossauros”, e toa sua infraestrutura física para visitação, é ponto de partida para a mais pura emoção e aventura. Reconhecido mundialmente, o Vale dos Dinossauros é o sítio paleontológico referencial em pegadas fossilizadas, para pesquisadores, turistas, estudantes, ecologistas do Brasil e de outros países.
O Vale dos Dinossauros compreende uma área de 700km2 e abrange Sousa e mais 10 municípios da Região. São aproximadamente 30 localidades em que se registram pegadas fossilizadas de mais de 50 espécies em cerca de 20 níveis estratigráficos, datadas de 120 a 60 milhões de anos, conservadas pela fossilização de arenito e lama petrificada. As pegadas variam de 5 cm até 40 cm de diâmetro.

DOCUMENTO MARCO DA CONSTITUIÇÃO DO POVOADO
Escrituras de doação das terras de D. Inácia de Araújo Pereira e de seu filho Francisco Dias D’Ávila, para o patrimônio de Nossa Senhora dos Remédios datadas de 19 de abril de 1740 e 14 de janeiro de 1756. Só em 26 de outubro de 1760, Bento Freire obteve sentença definitiva do Ver. Visitador Marcos Soares de Oliveira para constituição da Capela e do patrimônio de N. S. dos Remédios da povoação do Jardim do Rio do Peixe, abrindo os caminhos para a futura Vila Nova de Sousa em 1800.
EMANCIPAÇÃO POLÍTICA – LEI PROVINCIAL, N° 28 DE 10 JULHO DE 1854

OS SÍMBOLOS DO MUNICÍPIO
O brasão foi concebido em 20 de dezembro de 1972 por Baulanger de Albuquerque Uchôa.
A Bandeira foi concebida em 1976 por Marcilio Mariz Paiva.
Uma canção dedicada a Sousa foi escrita em 1975 por Julieta Pordeus.

AÇUDE (São Gonçalo) DO PERÍMETRO IRRIGADO
O açude de São Gonçalo, distante 15 km da sede do município, foi construído em 1919 e concluído em 1932 e faz parte do complexo hídrico do Perímetro Irrigado de São Gonçalo. É um dos pontos turísticos mais atraentes da Região. Muita área verde, povo hospitaleiro e belezas naturais acolhem o turista que pode apreciar o belíssimo pôr-do-sol, as belezas naturais e suas edificações históricas.

Pontos Turísticos
IGREJA DA MATRIZ NOJSSA SENHORA DOS REMÉDIOS

Localizada na Praça Bento Freire, a Igreja Nossa Senhora dos Remédios teve sua construção iniciada em 1814 pelo então vigário Luis José Correia de Sá e concluída, parcialmente, em 1884. Após várias paralisações e mudanças na arquitetura original, a Matriz só viria a ter sua conclusão definitiva em 1942.

Entre os que enfrentaram os desafios para a sua construção destaca-se o Vigário Coadjuntor José Antonio Marques da Silva Guimarães (1842-1885) que envolveu toda a população para ajudar a carregar o material para a obra. Já o Padre Zacarias Rolim de Moura nos anos 1932-42 concluiu as duas atuais torres promovendo a “Campanha dos Dez Tostões” com quermesses e exibição de filmes. Para as pinturas internas e afrescos, foi contratado o artista pernambucano Luiz Gomes Correia, pelo Cônego Oriel Fernandes em 1956. O pintor só chegou a concluir dois painéis, um deles denominado “A Visão de Ezequiel”. Um casal de pintores húngaros – Américo e Eva Shall, foi contratado para terminar o teto.

As sucessivas mudanças levaram à demolição dos antigos altares, sepulcros e pinturas originais. Coube ao Padre João Cartaxo Rolim, por ultimo, terminar a pintura, piso de granito, calçadas laterais, patamar e estátuas externas do padre Luiz Correia de Sá, iniciador da obra e o Cônego Bernardino Vieira da Silva, outro bem feitor.

Uma forte tempestade na noite de 29 de abril de 2007causou o desabamento da torre esquerda da Igreja Matriz de Nossa Senhora dos Remédios. A segunda torre viria a desabar parcialmente em 24 de abril de 2011. Com o esforço da paróquia e fiéis e a intervenção do Governo do Estado, Ambas as torres estão sendo restauradas.

IGREJA DO ROSÁRIO DOS PRETOS
Situada no largo da Praça da Matriz, a primeira igreja de Sousa, em estilo barroco, fora obra de Bento Freire entre 1730 e 1732. A Igreja de Nossa Senhora dos Remédios foi o marco do núcleo do povoado do Jardim do Rio do Peixe.
Com a construção da atual Igreja Matriz de N. S. dos Remédios, a pequena Igreja perde a condição de Matriz na década de 1880passando para o domínio da irmandade do Rosário dos Pretos formada por negros cativos da Região, sendo denominada de Igreja do Rosário dos Pretos.

Atualmente a Igreja está sob os cuidados da Irmandade do Santíssimo Sacramento. Em conseqüência do início das obras de reconstrução da Torre da Matriz, as Missas da Paróquia de N. S. dos Remédios passaram a ser realizadas na Igreja do Rosário dos Pretos.

IGREJA DO BOM JESUS E O MILAGRE EUCARÍSTICO
Segundo o historiador Dr. Boulanger Albuquerque Uchôa, no dia 25 de março de 1814 aproximou-se um homem negro da Sagrada Mesa de Comunhão na primitiva Igreja de N. S. dos Remédios (atual Igreja do Rosário) e, ao receber a Sagrada Hóstia, saiu às presas despertando a atenção da assembléia religiosa.

Após alguns dias, no local onde atualmente está entronizada a imagem do Bom Jesus Eucarístico de Sousa, foi encontrada a Sagrada Partícula e ao seu redor ovelhas e cordeiros balavam. O vigário da Matriz dos Remédios, Padre Luis José Correia de Sá tomou a Sagrada Partícula, colocou-a no relicário seguindo em procissão para a primitiva Matriz dos Remédios.

O Padre Correia de Sá, em 1814, marcou o local do Milagre Eucarístico de Sousa com uma capelinha de tábuas, em 1815 o sacerdote Padre Cláudio Álvares da Costa diligenciou os trabalhos de uma segunda ermida (capela) de taipa. Só em 04 de setembro de 1855 foi lançada a pedra fundamental para a construção (no local próximo à atual Igreja) de uma terceira ermida solicitação que fez o Padre José Antonio Marques da Silva Guimarães. Ainda na década de 30, Dom João da Mata do Amaral – 2° Bispo de Cajazeiras, empreendeu uma ampla reforma em sua estrutura do lado externo, trocando toda a fachada e laterais, mantendo tão somente as primitivas paredes e arcos internos. A Igreja barroca começaria a ser demolida na década de 60 durante as administrações de “Nozinho” Gonçalves e Antonio Mariz por estar frontal a passagem da rua Cel. José Gomes de Sá. Em 1967 o Vigário Padre Lamberto Bogard lança a pedra fundamental de uma nova Igreja (atual) matriz do Bom Jesus.

IGREJA SENHORA SANT’ANA
A Paróquia Senhora Sant’ana, foi instituída em 1966. No mesmo ano é construída uma capela que, ao longo do tempo, receberia várias reformas sendo a última em 2002.

ESTÁTUA DE FREI DAMIÃO
No ponto mais alto da cidade, denominado serrote da Benção de Deus, na estrada para o Lastro, há 3 km da Sede, está erguida uma estátua de aproximadamente 6,50 metros, construída em 1976 pelo então Prefeito Gilberto Sarmento em homenagem a Frei Damião, tornando-se ponto de afluência de seus devotos. Frei Damião nasceu em 05 de novembro de 1898 na Itália. Chega ao Brasil em 1931 como missionário da Ordem Franciscana. Veio a falecer no dia 31 de Maio de 1997 na cidade do Recife – PE.

TERRITÓRIO E POPULAÇÃO
Sousa é um município brasileiro localizado no interior do estado da Paraíba. Pertencente à Mesorregião do Sertão Paraibano e à Microrregião de Sousa, localiza-se a oeste de João Pessoa, distante desta cerca de 427 km.5 Ocupa uma área de 842,275 km², sendo o terceiro maior município do estado em extensão territorial. De toda a área, 3,0220 km² estão em perímetro urbano. Sua população recenseada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística em 2010 foi de 65 807 habitantes, sendo o sexto mais populoso do estado, o primeiro de sua microrregião e o segundo de sua mesorregião (ficando somente atrás de Patos). A cidade de Sousa polariza 7 municípios da 10ª Região Geoadministrativa da Paraíba: Lastro, Marizópolis, Nazarezinho, Santa Cruz, São Francisco, São José da Lagoa Tapada e Vieirópolis.

RELEVO – SOLO – VEGETAÇÃO
A maioria do território está situada em bacia de origem tectônica, cujo relevo apresenta-se plano, com algumas serras. A vegetação é formada por extratos herbáceos (pereiro, facheiro, jurema-preta e o xique-xique). A área é formada por terrenos sedimentares.

HIDROGRAFIA
Sousa é banhada pelos rios Piranhas e Rio do Peixe que próximo a Barragem de Acauã deságua no Piranhas. O rio Piranhas tem sua águas represadas nos açudes de Eng. Ávido – Boqueirão (255.000.000 m3) e São Gonçalo (44.600.000 m3). Os principais reservatórios do Rio do Peixe são o açude de Pilões (13.000.000 m3) e a Barragem da Lagoa do Arroz (80.220.000 m3).

CLIMA E PLUVIOMETRIA
A média térmica anual é de 27° com temperaturas que variam entre 18° na mínima e 38° na máxima. A umidade relativa do ar se situa entre 45% e 77%. A região se caracteriza por ser área seca. Precipitação pluviométrica ano: 2008 = 1.587 mm / 2009 = 1.416 mm / 2010 = Não houve coleta / 2011 = 1.307 mm / 2012 = 543 mm de Janeiro a Julho de 2012.
 

Sousa é uma cidade do Estado da Paraíba www.guiaparaibano.com.br . Mais informações aqui no GUIA Paraibano História da Cidade O desbravamento dos sertões XVI e XVII foi gradativo exigindo dos exploradores sertanistas empreenderem um grande esforço para dominar terras menos conhecidas e Classificação: 5


Esta informação foi útil para você?




Notícias

05/10/2017 - Operação do Ministério Público cumpre mandado de busca e apreensão em casa de Delegado em Sousa
05/10/2017 - Delegado paraibano é alvo de operação que investiga agiotagem e lavagem de dinheiro
05/10/2017 - Delegado do RN, natural de Sousa, é investigado pelo MP por agiotagem e lavagem de dinheiro
04/10/2017 - Vereador Diogo Medeiros cobra que Hospital de Patos volte a disponibilizar exame que detecta infarto
04/10/2017 - Cobra Corre-campo é retirada pelos Bombeiros dentro de moto na cidade de Sousa
04/10/2017 - Desconhecidos rasgam outdoor de Bolsonaro em plena via pública na cidade de Sousa e revoltam populares
04/10/2017 - Pleno do TJPB arquiva inquérito policial contra deputado estadual
04/10/2017 - A pedido do MP, Tribunal de Justiça arquiva por unanimidade caso das camas da UPA de Sousa
04/10/2017 - A pedido do MP, TJPB arquiva por unanimidade caso das camas da UPA de Sousa
04/10/2017 - TJPB arquiva por unanimidade caso das camas da UPA de Sousa
04/10/2017 - Dupla é presa após invadir zona rural de São José do Bonfim
02/10/2017 - Duas pessoas ficam feridas após capotamento na BR 230 em Sousa
02/10/2017 - Pedreiro agride a namorada em Sousa e caso termina na delegacia
02/10/2017 - Desconhecidos efetuam diversos tiros contra residência em Sousa
18/09/2017 - Juiz cassa mandato de prefeito da Paraíba e determina novas eleições
17/09/2017 - Duas pessoas ficam feridas em acidente envolvendo carro e moto em Sousa
12/09/2017 - Zenildo Oliveira assume a Prefeitura de Sousa nesta terça (12)
12/09/2017 - Reciclador é vítima de tentativa de homicídio em Sousa e é socorrido em estado grave
12/09/2017 - Albergado embriagado promove desordens em Sousa e caso termina na delegacia
12/09/2017 - Mulher é assaltada e assaltantes levaram bolsa, celular e dinheiro em Sousa
11/09/2017 - Polícia apreende 55 kg de drogas em cerca de 24 horas em duas cidades da Paraíba
11/09/2017 - Ação da Polícia Civil apreende drogas e munições em residência na Cidade de Sousa
11/09/2017 - Audiência pública em Sousa debate corrupção nesta terça-feira
10/09/2017 - Dupla armada rouba moto de popular e foge tomando rumo ignorado em Sousa
10/09/2017 - Homem descumpre medida protetiva, quebra portão de residência e agride ex-mulher em Sousa
10/09/2017 - Vigilante é assaltado e agredido durante a madrugada no Centro de Sousa
10/09/2017 - Primos de 16 e 17 anos são executados a tiros na Grande João Pessoa
09/09/2017 - Jovem é assassinado a tiros no Sertão da Paraíba
09/09/2017 - Polícia Militar e Corpo de Bombeiros garantem mais uma noite de segurança na Festa da Padroeira em Sousa
09/09/2017 - Paraíba perde R$ 1 bilhão por ano por conta da corrupção; fórum debate o problema
09/09/2017 - Secretário confirma entrega da primeira etapa do programa de recapeamento asfáltico de João Pessoa
09/09/2017 - Wilson Filho participa de inaugurações em Sousa e destaca ações de seu mandato para a cidade
08/09/2017 - Casal é vítima de atentado na BR-230
08/09/2017 - Ministério Público anuncia nomeação de novo promotor para Sousa
15/05/2017 - Popular é assassinado por disparos de arma de fogo durante a madrugada em Sousa
14/05/2017 - Colisão entre carro e moto deixa uma pessoa ferida, em Bonito de Santa Fé
14/05/2017 - Suspeito de mandar matar professor na Paraíba se suicida no Rio Grande do Norte
06/05/2017 - Prefeito recebe mais de 12 mil em diárias nos primeiros 30 dias de gestão
06/05/2017 - Tenda Verde Itinerante distribui mudas de árvores nativas em Mangabeira
06/05/2017 - Caravana do Coração passará por Cajazeiras e mais 12 municípios do Sertão
06/05/2017 - Agricultor tem moto tomada por assalto no município de Sousa
29/04/2017 - Bandidos não dão trégua e roubam mais uma motocicleta na cidade de Sousa
24/04/2017 - Suspeitos de estupro coletivo em Pombal têm flagrante convertido em prisão preventiva
22/04/2017 - Estudante universitária perde a vida durante acidente na noite desta sexta
22/04/2017 - Homem é alvejado a tiros por desconhecidos em uma moto preta em Sousa
22/04/2017 - Homem é conduzido à delegacia após ser flagrado pela polícia fornecendo bebida alcoólica para menores de idade em Sousa
21/04/2017 - Homem é agredido após ter moto e objetos tomados por assalto em Sousa
19/04/2017 - Homem é furtado e trancado em quarto de motel por garota de programa em Sousa
18/04/2017 - Integrante de quadrilha preso no ano de 2016 na região de Sousa é morto em confronto com a PRF no Estado do RN
18/04/2017 - Mesmo com as chuvas na região açude de São Gonçalo se encontra com 30,3%