Tenda Verde Itinerante distribui mudas de árvores nativas em Mangabeira

Francisca Vasconcelos de Sousa mora no Valentina Figueiredo. Ela estava com o neto, Thales Gabriel, de 6 anos, em Mangabeira, fazendo a feira de sábado e os dois aproveitaram para passar na Tenda Verde Itinerante, que no dia de hoje estava na Praça Cristo Rei. Os dois pegaram duas mudas de árvores nativas, uma de saboneteira e outra de jacarandá mimoso. Francisca disse que adorou encontrar as equipes da Tenda Verde ali na Praça. "Foi ótimo porque eu queria muito uma muda para plantar na área do meu prédio. E agora vou poder fazer isso junto com meu neto", afirmou.

A Tenda Verde Itinerante é uma ação da política ambiental da Prefeitura Municipal de João Pessoa (PMJP), por meio da Secretaria de Meio Ambiente (Semam). Todo primeiro sábado do mês e em eventos pontuais, a tenda é montada em bairros da cidade com o objetivo de distribuir mudas e orientar a população sobre o plantio de árvores.

"Esse momento, de contato com a população, é enriquecedor. É quando a política pública ambiental se torna prática, se transforma em ação. A ideia da Tenda Verde Itinerante é exatamente essa, de conversarmos com as pessoas, sairmos das salas de trabalho e irmos para as ruas", ressaltou o secretário adjunto do Meio Ambiente, Djalma Castro.

Na manhã deste sábado (06) foram distribuídas trezentas mudas de árvores produzidas pelo Viveiro Municipal de Plantas Nativas, mantido pela PMJP. Lorraine Lima e Joel Domingos de Pina Pedreira também aproveitaram para levar mudas. Os dois jovens atuam no Movimento Focolares, ligado à Igreja Católica, e pretendem distribuir as mudas neste domingo no Parque da Lagoa, numa ação do movimento.

Ação - A Tenda Verde Itinerante é coordenada pelas equipes do Viveiro Municipal de Plantas Nativas, onde são produzidas as mudas utilizadas na arborização urbana de João Pessoa e ainda na recuperação e preservação de áreas degradadas. Os profissionais fazem pesquisa e coleta de sementes, preparam as mudas, cultivam e distribuem.