Menu
Redes Sociais
Pedidos
Você pode solicitar

Alguma inclusão ou alteração

Mas atenção

Você precisa ler os

Termos e Condições

para escolher o assunto correto

   
 

Uiraúna

Mapa da Cidade


Exibir mapa ampliado

Uirauna
Uiraúna é um município brasileiro no estado da Paraíba, localizado na microrregião de Cajazeiras. Está distante 476 quilômetros de João Pessoa, a capital do estado. Sua fundação ocorreu em 2 de dezembro de 1953. Uiraúna polariza 5 municípios: Poço Dantas, Bernardino Batista, JOCA CLAUDINO (Santarém), Poço de José de Moura e Santa Helena11 .

Conhecida como a Terra dos Músicos e Sacerdotes, devido a forte vocação dos municipes nessas profissões. Uiraúna é um dos principais municípios do Alto Sertão Paraibano devido seu comércio ativo e sua localização privilegiada, sendo uma das mais importantes rotas de ligação entre diversas microrregiões da Paraíba com o estado do Rio Grande do Norte e Ceará.

Foi reconhecida em 2008, no governo de Bosco Fernandes, como Paris do Sertão, devido à iluminação e à pavimentação nas principais vias da cidade, dando um novo e bonito aspecto comparado com a Cidade Luz, capital da França.

História da Cidade


A história de Uiraúna está relacionada com o desenvolvimento do cultivo da cana-de-açúcar no litoral paraibano, devido a concorrência com as Antilhas, que tornou a pecuária extensiva a base econômica do sertão, este fato favoreceu sua ocupação com a criação rotas e feiras de gado. Uiraúna por situar-se na divisa Paraíba-Rio Grande do Norte-Ceará foi ponto estratégico de ocupação.

Outro fator importante para a sua colonização foi o espírito expansionista da família D’ávilla que anexaram a seus domínios as terras banhadas pelo Rio do Peixe (Sousa, São João do Rio do Peixe, Uiraúna...), eles provinham da Casa da Torre na Bahia e exploraram grande parte do Nordeste brasileiro com o intuito de acumular capitais através da pecuária.

Tendo em vista o grande território conquistado pela Casa da Torre, os D’ávilla para que pudessem assegurar a ordem e impor a soberania de Portugal começaram a outorgar títulos de capitão-mor, sargento-mor e entre outros, com o intuito de estabelecer o domínio em suas terra, nomeavam também procuradores que lhes pagavam o foro e lhes serviam em troca de apoio e força junto ao governo colonial.

Há relatos que mostram que em 1601, o capitão-mor Antônio José da Cunha, vindo de Pernambuco, estabeleceu-se na região, onde hoje está situado o município, organizando fazendas de gado e conseguindo a amizade dos índios Icós pequenos que habitavam a região do Rio do Peixe e eram tribo dos Tapuias-Cariris.

Nessa conjuntura, pelos idos do século XVIII o território foi doado em forma de sesmaria ao alferes Alexandre Moreira Pinto e a João Nunes Leitão.

Vale destacar a importância do Rio do Peixe, que mesmo intermitente, revelou-se como importante meio de sobrevivência tanto para os índios quanto para os criadores de gado e seus respectivos escravos.

Na segunda metade do século XIX os senhores João Claudino de Galiza, Henrique Caetano de Galiza, Claudino Coutinho de Galiza e Joaquim Duarte Coutinho fixaram-se na região e deram-lhe o nome de Belém do Arrojado, em 1872.

Por volta de 1874 foi fundada uma modesta capelinha pelo Padre José Joaquim de França Coutinho (filho de Joaquim Duarte Coutinho e França Caetano Coutinho) que havia se ordenado no Seminário de Olinda e regressado com o objetivo de construir a ermida. No mesmo local onde foi construído a capela, encontra-se, atualmente, a Igreja Matriz Jesus, Maria e José, a padroeira do município é a mesma desde do século XIX.

Pelo trabalho e amor a terra natal, o Padre França é considerado o fundador do município, sendo em 1940, erguido uma estátua em sua homenagem na praça e rua que levam seu nome.

Paralelamente a vinda dos criadores de gado ao sertão, nascia no Brasil, sobretudo nos estados do Nordeste e do Sul, uma nova classe de trabalhadores, os tropeiros, que tinham papel de extrema importância para as vilas e cidades do interior, pois na ausência de caminhões (que fora inventado em 1896, mas por ter altíssimo custo só chegaria ao Brasil décadas depois) eles iam na condução das tropas de mulas buscar em outras cidades produtos que o interior necessitava. Os tropeiros uiraunenses eram conhecidos por “Tropeiros do Sertão” e geralmente iam ao Cariri cearence e a Mossoró na busca de rapadura, algodão e de farinha.

Duarante a República Velha o município foi palco de duas grandes rebeliões famosas até hoje, são elas a Coluna Prestes e Lampião. A Coluna Miguel Costa-Prestes, mais conhecida por Coluna Prestes foi um movimento político-militar que pregava a insatisfação com a República Velha, a exigência do voto secreto e a defesa do ensino público, liderada por Luís Carlos Prestes a rebelião passa pela terra de Padre França, primeiramente pela comunidade de Aparecida, logo após chega a Luís Gomes e depois voltando a terras uiraunenses vai ao Olho d'Água Seco, depois para Santa Umbelina e também para Quixaba, quando parte em direção ao município de Vieirópolis. Lampião foi o mais famoso cangaceiro da história do Brasil, em Uiraúna suas visitas (1927) foram consideravelmente rápidas e tanto na primeira como na segunda fez o mesmo trajeto. Um fato curioso a se comentar que foi a partir da recuada de Lampião na região que começou a perder nas suas batalhas até que onze anos depois fosse morto.

Nesse período também aconteceu um fato que influenciou a formação cultural do município, foi a Revolta do Juazeiro, que consistia num confronto armado entre as oligarquias cearenses e o governo federal provocado pela interferência do poder central na política estadual, ou seja, em 1911 o prefeito de Juazeiro do Norte o Padre Cícero resolveu não aceitar algumas ordens do governo federal, em resposta o governo enviou tropas instaurando um verdadeiro conflito em todo interior cearense, então várias pessoas com medo do que poderia acontecer se refugiaram em outras cidades, assim quatro músicos da cidade de Missão Velha vieram parar em Uiraúna e em busca de emprego procuraram Padre Costa que juntos tiveram a idéia de ensinar música aos uiraunenses, desse modo nascia em 1914 a Banda Costa Correia, que hoje se chama Banda de Música Jesus, Maria e José e dá ao município o título de terra dos músicos.

Os tempos de ouro do município ocorreu durante o cultivo do algodão. Foram os criadores de gado do século XIX que deram a grande contribuição para o seus desenvolvimento nessas terras. O "ouro branco", como era chamado antigamente se adequou perfeitamente ao solo uiraunense e paraibano, e como houve alta produção várias usinas algodoeiras vieram a Uiraúna, como a SAMBRA e a ALGASA. A cidade vivia do algodão e seu desenvolvimento veio através dele, trazendo até bancos como o PARAIBAN, a Caixa Econômica Federal e o Bradesco, mas um inseto originário da América Central, o bicudo, infestou todo o Brasil trazendo altíssimos prejuízos para a cidade como principal exemplo o fim de todas essas empresas citadas acima e a perda de toda produção, levando Uiraúna e todo o Brasil a uma grave crise.

e acordo com as divisões territoriais de 31 de dezembro de 1936 e de 31 de dezembro de 1937, bem como o quadro anexo ao Decreto Lei 1.010, de 30 de março de 1938, o território de Uiraúna figurava como Distrito de São João do Rio do Peixe.

Em 15 de novembro de 1938 o distrito de Belém passava-se chamar Canaã.

A luta pela autonomia política começou por volta de 1942, sendo concretizada somente em 2 de dezembro de 1953, sob Lei Estadual de número 972. Assinada pelo então governador da Paraíba, José Fernandes de Lima, a lei previa a instalação oficial do município a 27 de dezembro do mesmo ano. Nesta data foi empossado o primeiro prefeito, o norte riograndense Adolfo Rodrigues.

O principal defensor da autonomia foi Osvaldo Bezerra Cascudo, com a contribuição do então deputado estadual Fernando Carrilho Milanez.

Geografia


De acordo com o IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística), no ano de 2008 sua população era estimada em 14.584 habitantes. Área territorial de 295 km².

Teve nos últimos anos um grande crescimento econômico influenciado principalmente pelo comércio, que é sua principal atividade.

Topografia
Terrenos planos e pouco acidentados. Destacando a parte mais alta - Pico Mastruço, localizado no Povoado de Quixaba de Cima.

Hidrografia
A pluviosidade em média é aproximadamente de 300 a 500 ml ao ano. O município não possui rios perenes, apenas destaca-se o Rio do Peixe - intermitente, cuja nascente é na Serra do município de Tanques (Poço Dantas), drenando a área do Povoado de Fazenda Nova (JOCA CLAUDINO (Santarém)) seguindo em direção a cidade de São João do Rio do Peixe. Vale salientar que o abastecimento d'água da cidade foi feito por muito tempo através do Açude de Arrojado, atualmente pelo Açude da Capivara.

Demografia
A população total do município, segundo os dados da estimativa populacional realizado pelo IBGE em 2009, era de 14.963 habitantes, sendo o 58° município mais populoso do estado, apresentando uma densidade populacional de 50,8 habitantes por km², inferior à do estado, que ultrapassava pouco mais de 64 habitantes por km². O Índice de Desenvolvimento Humano Municipal (IDH-M) de Uiraúna é considerado médio, segundo o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD), sendo seu valor de 0,646, no ano de 2000.

Economia
O grande contigente rural tem a agropecuária de baixa tecnologia como principal meio de existência, visto que a economia primária tem parcela significativa no PIB municipal. Nesta perspectiva, destacam-se na atividade agrícola a policultura de feijão, milho, arroz, cana-de-ácuçar e mandioca e o cultivo de banana e coco nas regiões de terra roxa.A pecuária, é praticada através da criação extensiva de bovinos, ovinos, caprinos e suínos.

Na economia secundária, atividade que transforma matéria bruta em produtos para consumo, destacam-se pequenas indútrias que se utilizam de baixa tecnologia e fabricação atersanal para a produção de materiais de limpeza, temperos, leite de soja e fogão solar. Como exceção há uma fábrica de beneficiamento de milho que se utiliza de tecnologia avançada.

A maior parte da população urbana está ligada as atividades terciárias. A circulação de mercadorias nos últimos anos tiveram um avanço a nível interno e externo atendendo as expectativas dos municípios circunvizinhos tornando-se um grande centro comercial com grande influência dos estados do Ceará e Rio Grande do Norte.

Educação
De acordo com o Censo escolar do INEP12 em 2006, no município de Uiraúna estavam matriculados 6.659 estudantes distribuídos pelas redes municipal, estadual e privadas de ensino, nos níveis de ensino infantil, fundamental e médio, com as seguintes percentagens:
Creches 3,75%
Pré-Escola 7,75%
Ensino Fundamental 47%
Ensino Médio 9%
Educação de Jovens e Adultos (EJA) 30,5%
Educação especial 2%

Bandas de Música
Conhecida como a terra dos músicos, Uiraúna possui quatro bandas, sendo duas filarmónicas e duas marciais.
Banda de Música Jesus, Maria e José
Banda Ariosvaldo Fernandes
Banda Marcial Constantino Fernandes Queiroga
Banda Marcial José Alencar

Distritos
Quixaba
Areias
Aparecida

Bairros
Algasa
Bela Vista
Belém Novo
Casinhas
Centro
Cristo Rei
Frei Damião
Garrafão
Multirão da AABB
Nossa Senhora de Lourdes
Proa
Retiro I
Retiro II
Retiro III
São José
Tamandaré

Zona Rural
Agreste
Arapuá
Arrojado
Baleia
Berlim
Boa Nova
Bronzeado
Bujary
Cafundó de Areias
Caiçara
Caminho do Cacimbão
Canadá
Capivara
Caripina
Carrasco
Cruz
Curupaity
Dom Silvano
Espiríto Santo
Estrema
Exú
Figueiredo
Graciosa
Guerrilha
Impueira
João Ferreira
José Felipe
Lages
Leite
Macacos
Madeiro
Mamoeiro
Maniçoba
Maracujá
Massarico
Mato Grosso
Moça Branca
Moradas
Moreira
Novos
Olho d'Água Seco
Pereiros
Piao
Placas
Pocinhos
Riacho do Exú
Riacho Morto
Rio do Peixe
Saco da Barra
Saco do Mamoeiro
Saco dos Martins
Santa Umbelina
Santo André
Saturnino
Serrinha
Siriema
Tamandaré
Tigre
Turim
Varrelo
Vazante
Uiraúna é uma cidade do Estado da Paraíba www.guiaparaibano.com.br . Mais informações aqui no GUIA Paraibano Uirauna Uiraúna é um município brasileiro no estado da 5


Esta informação foi útil para você?




Notícias

01/10/2017 - Popular armada efetua disparos durante Quermesse e termina preso na Região de Uiraúna
19/04/2017 - Família cumpre desejo de falecido e trio pé de serra toca em velório na Paraíba
10/04/2017 - Colisão entre veículos causa acidente grave na estrada de Uiraúna
07/03/2017 - Caminhão carregado com Sal, tomba na BR405 entre São João do Rio do Peixe e Uiraúna
20/02/2017 - Amigos e familiares dão último adeus à Nívea Andrade que faleceu vítima de acidente em Uiraúna
14/02/2017 - Palhaço Chaveirinho, que esteve recentemente no Vale do Piancó, é preso em Uiraúna
27/01/2017 - Começa dia 5 a Rota Cultural da Coluna Prestes
27/01/2017 - Após bebedeira homem tenta matar amigo a paulada
24/01/2017 - Jovem é encaminhado à delegacia acusado de agredir sua própria mãe em Uiraúna
26/12/2016 - Casa é destruída durante incêndio provocado por som em Uiraúna
25/12/2016 - Som ligado causa incêndio e residência fica totalmente destruída em Uiraúna
17/12/2016 - Acidente na BR-405, em Uiraúna, mata jovem cearense
15/12/2016 - Sousense realiza assalto em São João do Rio do Peixe e acaba preso após sofrer acidente
12/12/2016 - Acidente de moto em rodovia da região de Cajazeiras deixa homem em estado grave
07/12/2016 - Municípios da Paraíba vão receber mais de R$ 5,4 milhões para combate ao barbeiro
07/12/2016 - Uiraúna e Bom Jesus estão entre os oito municípios paraibanos que receberão mais de R$ 5,4 milhões para combate ao barbeiro
23/07/2016 - Definida a data da convenção do grupo de oposição de Uiraúna
19/07/2016 - Maioria dos grupos políticos dos municípios da região de Cajazeiras já definiram as datas das convenções partidárias
11/07/2016 - Grupo de oposição de Uiraúna se reúne com o governador Ricardo Coutinho em João Pessoa
09/07/2016 - Ex-prefeito de São José de Piranhas, Bom Jesus, poço José de Moura, Uiraúna e Cajazeiras na lista dos condenados por Improbidade
08/07/2016 - Terminam inscrições para prefeituras, CFO e estágio com remunerações de até R$ 10 mil
01/07/2016 - Oposição aposta em nome novo para disputar prefeitura de Uiraúna
26/06/2016 - Grave acidente no sertão da Paraíba deixa um morto e três feridos na noite deste sábado
26/06/2016 - Acidente entre duas motos deixa homem morto e três feridos na estrada de Sousa
24/06/2016 - Câmara e prefeitura da Paraíba fazem concursos para níveis médio e fundamental
23/06/2016 - Colisão entre Motos deixa duas Vítimas gravemente feridas próximo a Lagoa dos Estrelas
09/06/2016 - Vereadora Eva (PSB) de Poço Dantas emite nota de pesar pelo falecimento do Ex-Secretário Municipal de Infraestrutura e Presidente da Colônia de Pescadores do município de Uiraúna-PB, Mousinho Neto
07/06/2016 - Morre presidente de Colônia de pescadores
07/06/2016 - TRE aprova voto de pesar pelo falecimento da Mãe de Juiz sousense
06/06/2016 - Homem é encontrado sem vida na PB-391, entre Sousa e Uiraúna na manhã desta segunda
06/06/2016 - Corpo de jovem é encontrado às margens de rodovia no Sertão
06/06/2016 - Padre da Diocese de Cajazeiras perde controle de carro e capota várias vezes
25/05/2016 - TJ-PB condena prefeito Dr. Bosco Fernandes, por Improbidade Administrativa
22/05/2016 - Jovem vítima de acidente em João Pessoa é natural da região de Cajazeiras
11/05/2016 - Sargento da PM frusta roubo em correspondente bancário da cidade de Uiraúna
10/05/2016 - Em Uiraúna: Sousenses tentam roubar correspondente bancário e um termi...
04/05/2016 - Pai se acorrenta em praça na Paraíba para exigir remédios de filha ao governo
20/04/2016 - Lira se empenha em garantir recursos para pavimentar estrada que liga Uiraúna ao CE
19/04/2016 - Raimundo Lira se empenha em garantir recursos para pavimentar estrada que liga Uiraúna à divisa com o Ceará
19/04/2016 - Focado na eleição de João Pessoa, Wilson Filho se esquece de citar Sertão e internautas não perdoam
13/04/2016 - Fiscalização integrada termina com apreensão de 48,5 quilos de maconha no Sertão
13/04/2016 - Colisão entre motos deixa uma pessoa ferida em Sousa
01/04/2016 - Prefeito Bosco Fernandes consegue liminar e reassumirá prefeitura
31/03/2016 - Dupla armada rouba mercantil no centro de Uiraúna
21/03/2016 - Produtores encontram opção para alimentar o rebanho, enfrentando a seca na Paraíba
15/03/2016 - Agricultor é achado morto hoje dentro de açude em Uiraúna
05/03/2016 - Pastor acusa padre de invadir culto com carro
26/02/2016 - PTdoB fortalece pré-candidatura de Wellitom Carlos em Uiraúna
19/02/2016 - Policias militar da Paraíba e civil do RN prendem foragido da Justiça na cidade de Uiraúna
19/02/2016 - Após prender prefeita, Operação investigará obras concluídas