Vacinação contra aftosa termina na próxima terça-feira, diz Secretário

O secretário de Agricultura de Patos , Sebastião dos Santos, alertou nesta terça-feira (24) os criadores com rebanho de bovinos sobre o prazo para vacina ção da primeira etapa contra febre aftosa.  A campanha lançada foi lançada início deste mês e segue até a próxima terça-feira (31) com o apoio dos órgãos de controle e vigilância agropecuária. 
Sebastião dos Santos explicou o procedimento para vacina ção e ressaltou a atenção dos criadores em relação ao prazo. “O criador compra sua vacina , exige a nota fiscal, depois realiza o processo de vacina ção no rebanho, recolhe os vasilhames e comparece até a sede da defesa agropecuária, para cadastrar a quantidade de animais vacina dos e apresentar a documentação da vacina . Este procedimento é obrigatório e deve ser cumprido por todos”, disse. 
Em relação às consequências, o secretário lembrou que além da aplicação de multa, o criador pode ficar inadimplente com os serviços públicos e programas de financiamento. “O criador que não cumprir com o dever da vacina ção de seu rebanho, ficará passível a receber a aplicação de multas e também a inadimplência no acesso dos serviços públicos e financiamentos”, concluiu Sebastião dos Santos. 
Atualmente a Paraíba é considerada pelo Ministério da Agricultura como território livre da febre aftosa com vacina ção.