Vacinação contra gripe será em 118 pontos de João Pessoa neste sábado

A Secretaria Municipal de Saúde espera vacina r cerca de 30 mil pessoas neste Dia D. (
A campanha de imunização contra a gripe terá 118 pontos de vacina ção , neste sábado (30), em João Pessoa . Além das 110 unidades de saúde do município e do Centro Municipal de Imunização, a aplicação das doses irá ocorrer também em sete postos volantes. A Secretaria Municipal de Saúde espera vacina r cerca de 30 mil pessoas neste Dia D, que marca a segunda fase da campanha. A vacina ção  segue até o dia 20 de maio.

De acordo com a coordenadora do setor de imunização da Secretaria Municipal de Saúde, Chiara Dantas, os postos volantes ficarão no Shopping Manaíra, Shopping Mangabeira, Shopping Tambiá, Shopping Sul, Supermercado Extra, Supermercado Atacadão e na Praça da Independência. Os pontos estarão abertos a partir das 8h e vacina m até às 17h. "Vale lembrar a população que a vacina ção continua até o dia 20 de maio, não só acontece neste sábado, esse alerta é para que seja evitado tumulto e grandes filas", ressaltou Chiara Dantas. Nesta segunda fase, serão imunizados: idosos; mulheres puérperas; crianças a partir de seis meses a menores de cinco anos; portadores de doenças crônicas; população indígenas; funcionários do sistema prisional; pessoas privadas de liberdade; e adolescentes e jovens em conflito com a lei. A vacina é trivalente, ou seja, previne contra três tipos do vírus: H1N1, H3N2 e B.

Ela é contraindicada para pessoas com história de reação anafilática prévia em doses anteriores, bem como a qualquer componente da vacina ou alergia grave relacionada a ovo de galinha e seus derivados. Em doenças agudas febris moderadas ou graves recomenda-se adiar a vacina ção , até a resolução do quadro, com o intuito de não se atribuir à vacina as manifestações da doença. A campanha de vacina ção contra a gripe começa na Paraíba no dia 11 de abril. Em João Pessoa , já foram vacina dos os trabalhadores de Saúde das Unidades de Pronto Atendimento (UPA"s) Oceania, Célio Pires de Sá, do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) e os profissionais de Saúde da rede hospitalar. Cabedelo ? Neste sábado (30), Dia D, as ações acontecem em todas as Unidades de Saúde da Família (USF) da cidade, com concentração na USF do Renascer Integrado II-III, a partir das 9h. A meta da Prefeitura Municipal de Cabedelo (PMC) é imunizar 100% da população alvo, o que corresponde a 13 mil pessoas.

A redação do ClickPB entrou em contato com as secretárias de Saúde dos municípios de Campina Grande e Santa Rita para obter informações sobre os locais de vacina ção , mas ninguém atendeu as ligações.